Série de reportagens divulgada na Itália apresenta falsas acusações sobre a existência na região de organização criminosa e uma seita para extorsão de italianos
Uma série de reportagens divulgada na Itália que acusa pessoas e entidades da região sul de Santa Catarina de manterem uma organização criminosa envolvendo uma seita para extorsão de italianos no Brasil através da gravidez de mulheres ganhou repercussão nos últimos meses.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
A investigação deflagrada pelo advogado e jornalista italiano Nunzio Bevilacqua, amplamente divulgada em meios de comunicação da Itália, repercute agora no Brasil e traz acusações graves, criando uma narrativa fantasiosa que afeta a imagem de cidades como Pedras Grandes, Tubarão e Treze de Maio, com imputações caluniosas contra o padre Nivaldo Antonio Ceron, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), médicos, enfermeiras e a própria Justiça Brasileira, além de fazer denúncias criminosas que atingem a comunidade ítalo-brasileira e instituições da região, como a Comunidade Filhos de Maria, de Pedras Grandes, e o Castelo Belvedere, em Treze de Maio.
O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi, tomou conhecimento do caso, que teve início após o relacionamento entre o advogado italiano Nunzio Bevilacqua e uma mulher de Tubarão, o qual resultou em uma gravidez e uma ação judicial contra Nunzio para reconhecer a paternidade da criança.
No processo judicial, Nunzio não aceitou os resultados de DNA e os desfechos da Justiça Brasileira, vindo a promover uma investigação particular, criando uma série de calúnias contra pessoas e entidades da região.
“História completamente fantasiosa, absurda”, diz prefeito de Pedras Grandes
“As reportagens criam uma narrativa fantasiosa afirmando que existe uma organização criminosa que tem por trás o padre Nivaldo Ceron, que daria suporte para uma Casa de Oração localizada em Pedras Grandes, onde funcionaria uma espécie de seita, que, através de um ‘guru espiritual’, fornece sêmen para engravidar mulheres com o intuito de achar, nesse meio-tempo, estrangeiros para imputar a paternidade e faturar com isso. Caso isso não dê certo, então que essas crianças seriam vendidas lá para a Itália”, explica o prefeito.
Filippi complementa: “É uma história completamente fantasiosa, absurda. A narrativa ainda conecta Pedras Grandes e questiona o interesse do município em ter um pacto de amizade com a cidade de Belluno, na Itália. Eles citam ainda o cemitério da imigração, a réplica da Torre de Pisa, e dão a entender que o município teria uma organização criminosa que fatura milhões com essa prática”, detalha.
Retratação e reparação
Diante das acusações falsas, Agnaldo Filippi irá buscar a retratação e reparação junto a órgãos como a embaixada italiana no Brasil, embaixada brasileira na Itália e o Ministério das Relações Exteriores brasileiro. “Vou ingressar com uma ação na Justiça para que esse canalha prove aquilo que está dizendo. Ele tem que ser homem o suficiente para assumir o compromisso e a responsabilidade dele como pai dessa criança e parar com essa patacoada que ele está administrando e reparar o dano.”
O prefeito ainda destaca que, em uma das reportagens, o italiano questiona a quem interessa o turismo de raiz histórica e cultural que está em desenvolvimento em Pedras Grandes, colocando em xeque o trabalho desenvolvido nos últimos anos com o pacto de amizade com cidades italianas. “Ele não pode se utilizar de questionamentos que colocam em dúvida o trabalho sério que venho fazendo de aproximação com a Itália ao longo desses três anos e meio a partir do nosso pacto com Belluno. As nossas relações com a Itália não podem ser manchadas com narrativas infundadas, apresentadas por este canalha”, critica.
Advogados encaminham dossiê ao Ministério Público
Padre Nivaldo Ceron é um dos principais alvos da investigação particular iniciada pelo advogado italiano Nunzio Bevilacqua. O religioso é acusado de financiar um suposto “grupo de missionárias que recrutaria jovens para serem inseminadas e procurarem italianos para se relacionarem e os extorquirem”.
O advogado Felipe Marlondrey Baltazar Cardoso, do escritório Gonçalves Pacheco, Faustina & Batisti, representa o padre no caso.
“Fizemos um dossiê das matérias e comunicamos o bispo diocesano sobre as falsas acusações envolvendo o padre e colhemos depoimentos para um inquérito, que foi apresentado ao Ministério Público de Santa Catarina. Medidas estão sendo tomadas para a derrubada desses conteúdos na internet e para a responsabilização dos autores. Não existe nenhum indício que envolva o padre Ceron em qualquer tipo de história desse sentido”, esclarece o advogado.
Na última semana, o padre Nivaldo Ceron emitiu uma nota de esclarecimento sobre o caso.
Confira a nota do padre na íntegra
“Caríssimos, venho a público para esclarecer as imputações caluniosas e FALSAS do meu envolvimento em uma suposta seita de extorsão de italianos no Brasil, a qual seria alvo da investigação deflagrada pelo advogado e jornalista italiano Nunzio Bevilacqua, amplamente divulgada em meios de comunicação da Itália, repercutindo agora no Brasil.
Essa FALSA investigação tem seu contexto em um relacionamento do Sr. Nunzio Bevilacqua com uma mulher de Tubarão/SC, em que do relacionamento resultou uma gravidez e uma ação judicial contra o Sr. Nunzio para reconhecer a paternidade da criança. No referido processo judicial, o Sr. Nunzio não aceitou os resultados de DNA e os desfechos da Justiça Brasileira, vindo a promover uma investigação particular e caluniosamente apontando uma SEITA orquestrada (pelo Hospital de Tubarão, Médicos, Enfermeiros, Advogados, Magistrados, Promotores, Peritos Judiciais, Justiça Brasileira)...
Eu Pe. Nivaldo Antonio Ceron, sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, da Diocese de Tubarão/SC, DECLARO e afirmo que não existe uma vírgula de verdade em toda essa história. SÃO NOTÍCIAS FALSAS E CRIMINOSAS...
Declaro ainda que já foram adotadas as medidas jurídicas cabíveis, visando a remoção das NOTÍCIAS FALSAS, e a responsabilização dos envolvidos nesse CRIME contra mim praticado. Reassumo a cada dia meu compromisso com a Fé, a Moral e a VERDADE.
Pe. Nivaldo Antonio Ceron - Treze de Maio/SC, 21 de fevereiro de 2025.”