Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

“Nosso foco é fazer uma gestão de resultados que traga prosperidade para Capivari”, diz novo prefeito

Novo prefeito de Capivari de baixo, o empresário Claudir Bitencourt promete cobrar resultados de sua equipe. Em entrevista, ele adianta prioridades do governo, como o centro poliesportivo

Capivari de Baixo , 15/01/2025 10h55 | Por: Redação Folha Regional
Willian Reis/Folha Regional

O prefeito de Capivari de Baixo, Claudir Bitencourt (PL), iniciou seu mandato empenhado em fazer uma gestão de resultados. Aos 60 anos, o empresário disputou pela segunda vez a eleição ao Executivo e foi eleito com a vice-prefeita Samira Porto (MDB). Nestes primeiros dias à frente da prefeitura, Claudir realiza vistorias nas estruturas públicas e planeja suas primeiras ações.

Em entrevista à Folha Regional, o prefeito fala sobre prioridades como Reurb, fila de exames e reforma administrativa com a criação de novas secretarias. Resolver problemas no abastecimento de água e investimentos em esporte estão entre os projetos do novo prefeito. Claudir também comenta sobre as articulações políticas e esclarece relação com o MDB. Confira a seguir:

Folha Regional: Quais ações planeja para o desenvolvimento da cidade?

Claudir Bitencourt: Temos o propósito de trazer prosperidade para Capivari de Baixo e atrair empresas que se instalem aqui. Para isso, queremos tirar a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) da gaveta, pois temos entre 45% e 50% de áreas irregulares no município, o que traz prejuízo aos cofres públicos.

Temos empresas instaladas há anos na nossa área industrial que não possuem um documento legal para expandir. Temos projeto de fazer o acesso pela Ilhotinha e o acesso norte, que trará desenvolvimento para os bairros, porém, são locais com muita irregularidade de terra. Por isso precisamos implantar o Reurb para projetar essas expansões.

Paralelo a essa regularização, também queremos criar incentivos fiscais para atrair novas empresas. Nosso objetivo também é fazer parceria com a CDL, entidade da qual já fui presidente, e capacitar nossos colaboradores para que planejem ações que atraiam os consumidores para cá.

Folha Regional: Problemas no abastecimento de água afetaram centenas de moradores há poucas semanas. Quais seriam as soluções?

Claudir Bitencourt: É um caso gravíssimo. Temos três reservatórios em Capivari e um está com problema estrutural. Quando tem algum problema, a reserva não é suficiente. Vamos buscar ter nossa própria estação de captação de água no Rio Capivari. Dentro desse projeto, está a construção de um quarto reservatório no bairro Paraíso, e já pensando no saneamento, está o tratamento de esgoto.

Será lançada uma licitação para isso. Essa é uma das grandes prioridades. A ideia seria fazer a captação próximo ao local onde a Diamante já tem um ponto. Isso requer um pouco de tempo. Eu venho da iniciativa privada, e quando nós temos um recurso, a gente faz o investimento e faz acontecer. Na iniciativa pública é diferente. Tem todos os trâmites para percorrer.

Folha Regional: No setor de saúde, quais suas prioridades?

Claudir Bitencourt: Estou visitando diariamente nossas unidades de saúde para conhecer as necessidades de cada uma. Uma das preocupações é zerar a fila de exame. Queremos implantar a telemedicina e fazer a farmácia básica realmente funcionar. Ficamos surpresos em descobrir que não temos um controle de estoque eficiente com tecnologia. Agora vamos implantar para trazer economia e garantir o acesso adequado aos medicamentos.

Folha Regional: Alagamentos, desmoronamentos e interdição de pontes causaram transtornos com as cheias no último ano. Quais seus projetos para amenizar esses problemas recorrentes?

Claudir Bitencourt: Atualmente não temos equipamentos e uma Secretaria de Defesa Civil para dar a assistência de que o cidadão precisa. Nossa meta é fazer uma reforma administrativa para criar esta secretaria e fazer o plano de contingência. Também formaremos núcleos em cada bairro com a capacitação de moradores voluntários, que receberiam orientações da Defesa Civil para ajudarem em situações de emergência, como ocorreu no Rio Grande do Sul, por exemplo.

Folha Regional: Como pretende fazer a reforma administrativa?

Claudir Bitencourt: A ideia é mudar algumas secretarias. A coordenadoria de Defesa Civil, por exemplo, passaria a ser Secretaria de Defesa Civil, Segurança e Trânsito, com a Guarda Municipal vinculada. A outra secretaria que é fundamental é a de Esporte, que será desmembrada da Educação. Outra secretaria seria a de Agricultura, que hoje está junto com Indústria e Comércio.

Apesar das mudanças, está dentro do orçamento. O que a gente quer fazer é descentralizar e cobrar resultado. Os secretários teriam um prazo de seis meses para dar resultado; senão acontecer, estão fora. A gente faz política permanente, não política de reeleição. Porque se eu pensar numa reeleição, eu não consigo ter o resultado que eu quero. A reeleição vai ser consequência do nosso trabalho. Nosso foco é fazer uma gestão de resultados que traga prosperidade para Capivari.

Folha Regional: Construção de um centro poliesportivo e regularização dos campos de futebol estão entre seus projetos para incentivar o esporte. Fale sobre isso.

Claudir Bitencourt: Sim, nós temos cinco campos interditados há anos pelo Ministério Público por falta de estrutura. Com a nova Secretaria de Esporte, vamos buscar recursos para regularizar os campos, implantar o contraturno nas escolas e retomar os campeonatos. Estamos analisando fazer um centro poliesportivo em Capivari para trazer nossos jovens para a prática esportiva. A princípio analisamos fazer no campo do Nacional, pois já temos uma estrutura ali. A ideia é construir uma pista de atletismo ao redor e até uma piscina olímpica para ser usada também pela terceira idade. Por enquanto, estamos estudando a ideia.

Folha Regional: Capivari foi um dos alvos da Operação Mensageiro, que resultou na prisão do então prefeito Vicente Corrêa Costa. O que o senhor pretende fazer para resgatar a confiança da população na prefeitura?

Claudir Bitencourt: Com resultado. Também tenho certeza de que a Câmara estará comprometida com o cidadão. Nós não vamos fazer politicagem. Não aceitamos corrupção, em hipótese nenhuma. Se a gente quer resultado, eu tenho que cobrar resultado, já passei isso em reunião com o secretariado.Infelizmente, o que o município passou nos últimos anos deixa a população desmotivada. Queremos trazer a proposta que dá para mudar. E isso vai acontecer, pode ter certeza. Eu vou sair pela porta da frente daqui quatro anos.

Folha Regional: A vereadora Heloisa Cardoso afirmou que o MDB não participou da escolha dos secretários. Em seguida o senhor deu entrevista rebatendo essas declarações. Como está a relação com o partido?

Claudir Bitencourt: Fiquei surpreso com a colocação da vereadora. O partido que veio na coligação conosco foi o MDB e fizemos um alinhamento com a Samira, que é a nossa vice. Ela me pediu a Secretaria de Agricultura, que ficará com o partido. Assumimos esse compromisso. Entendo que pode ter um descontentamento da parte da vereadora Heloisa, mas tenho certeza de que ela tem compromisso com a cidade e daqui a pouco tudo se ajusta. Essas intrigas entre interesses pela presidência da Câmara eu vejo isso como normal. Mantive minha palavra com a Samira, e agora ela tem esse compromisso de trazer a vereadora para a base. Acredito que teremos uma boa relação com a Câmara. Todos os projetos que encaminharemos para lá serão benéficos para a população de Capivari de Baixo.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!