Domingo, 19 de janeiro de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Previsão indica novos temporais para o fim de semana; reconstrução continua nos municípios afetados em SC

Até o momento, 13 municípios decretaram situação de emergência devido aos alagamentos

18/01/2025 15h23 | Por: Redação Folha Regional

O sábado de sol em boa parte do Estado ajudou a amenizar os impactos das fortes chuvas no litoral catarinense. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil contabiliza 320 desabrigados, 995 desalojados e segue monitorando a situação e prestando assistência à população atingida.

Até o momento, 13 municípios decretaram Situação de Emergência devido aos alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura. De acordo com a previsão da Defesa Civil, novos temporais devem atingir o Litoral no fim de semana.

Municípios afetados e volumes de precipitação

As cidades que decretaram emergência são: Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara e Gaspar. Biguaçu registrou um dos maiores volumes de precipitação, com 434,8 mm de chuva em 48 horas, seguido por Florianópolis (375,6 mm) e São José (357,1 mm).

Assistência humanitária

Equipes da Defesa Civil têm enviado ajuda humanitária para os municípios mais afetados. Até o momento, Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Tijucas e Balneário Camboriú já receberam apoio emergencial. Entre os itens distribuídos estão água potável, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal e colchões. Além disso, abrigos foram disponibilizados para a população desalojada.

Previsão do tempo

Embora o sábado tenha trazido um alívio temporário, a previsão para o fim de semana indica mais chuva para o Estado. A partir da tarde de hoje, dia 18, a instabilidade volta a ganhar força, com pancadas de chuva, temporais isolados, raios, rajadas de vento e eventual granizo, especialmente nas regiões do Litoral e áreas adjacentes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

A saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias (de acordo com a defesa civil estadual), aumenta significativamente o risco de deslizamentos. Como o solo permanece encharcado e sem tempo suficiente para absorver e escoar a água, o CBMSC orienta a população em áreas de risco a permanecer em alerta.

“Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”, destaca o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.

Para domingo, dia 19, e segunda-feira, dia 20, espera-se a chegada de uma frente fria, com temporais mais intensos. O risco de danos estruturais por alagamentos, enxurradas, entre outros, é elevado, com níveis moderado em algumas regiões.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!