Atual governador de Santa Catarina ficou em terceiro lugar no primeiro turno
A partir de 2023, Carlos Moisés (Republicanos) não será mais governador de Santa Catarina. O atual governador era candidato à reeleição e apontado como um dos favoritos ao longo da campanha. Com 693.426 votos, correspondente a 16,99%, Moisés ficou em terceiro lugar, em uma disputa acirrada com Décio Lima (PT), que conquistou a vaga para o segundo turno com 710.859 votos, 17,42%.
O atual governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, reconheceu a derrota no primeiro turno e afirmou que recebeu com “serenidade o resultado das urnas”. Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) disputarão o segundo turno no próximo dia 30. Jorginho Mello (PL) fez 1.575.912 votos, conquistando 38,61% nas urnas.
“Queremos agradecer a todos que caminharam conosco nessa jornada da eleição, reconhecendo e aceitando todo e qualquer resultado como um processo de amadurecimento da democracia brasileira, da democracia catarinense. Quero desejar sucesso aqueles que continuam no páreo e que Santa Catarina escolha o melhor para o nosso Estado”, diz Moisés em vídeo compartilhado em suas redes sociais na noite deste domingo, dia 2.
"Obrigado, Santa Catarina! O resultado faz parte da democracia. Vamos continuar cuidando dos catarinenses e cumprindo nossa missão até o fim. Que Deus abençoe a todos e nos ilumine na próxima escolha", escreveu o governador, que entregará o poder no próximo dia primeiro de janeiro.