Tubarão Saneamento priorizará abastecimento de escolas, postos de saúde e residências com pessoas enfermas
Diante do cenário crítico de abastecimento de água, a Tubarão Saneamento está adotando medidas emergenciais para reduzir os impactos à comunidade. Como parte dessas ações, a concessionária disponibilizará caminhão-pipa para atender os bairros mais afetados do município.
As prioridades de abastecimento, neste primeiro momento, serão: escolas, postos de saúde e residências com pessoas enfermas.
Com calor intenso, a Tubarão Saneamento orienta que todos os moradores fechem seus registros de água até as 17h desta quinta-feira, dia 13.
As temperaturas, apesar do declínio leve, seguirão elevadas ao longo do dia, resultando em um consumo de água ainda acima do normal. A concessionária reforça que é fundamental que todos utilizem a água armazenada em suas caixas d’água de forma consciente, evitando desperdícios e priorizando o uso essencial.
“A colaboração da população faz toda a diferença para que possamos enfrentar esse momento sem impactos mais severos no fornecimento de água. Nesse momento, compreendemos a dificuldade que a população está enfrentando diante deste cenário. Mas, reforçamos a importância da solidariedade, que as pessoas utilizem realmente diante das atividades essenciais", destaca a supervisora técnica operacional, Jéssica Corrêa.
Para mais informações, a Tubarão Saneamento disponibiliza atendimento pelos telefones 0800 648 9596 e (48) 3052-7400. Além disso, os clientes podem se cadastrar no grupo Comunica Tubarão para receber atualizações sobre obras, manutenções e orientações sobre o uso responsável da água diretamente no celular. Para participar, basta acessar: https://tubaraosaneamento.com.br/comunicatubarao.
Por que a chuva é tão importante neste período?
Além de reduzir a temperatura da cidade, o que naturalmente contribui para a diminuição do consumo de água, a chuva também desestimula atividades externas não essenciais, que ainda estão sendo realizadas, como lavar calçadas, fachadas de casas e carros, entre outras.
Outro fator relevante é que, durante a estiagem, muitos moradores que ainda utilizam poços artesianos, medida desaconselhada para saúde pública, enfrentam a seca desses reservatórios e passam a consumir exclusivamente água tratada, que é o correto. Porém, se o uso da água tratada fosse um hábito constante, esse aumento no consumo já estaria previsto e equilibrado ao longo do tempo.
Qual a importância da caixa d’água?
Ter um reservatório individual reduz os impactos da falta temporária de abastecimento e evita transtornos em períodos de alta demanda.
Por que fechar o registro?
Durante o retorno do abastecimento, podem ocorrer variações na pressão e até alteração na coloração da água. Fechar o registro evita a entrada de água com possíveis impurezas e ajuda a manter a qualidade dentro das residências.