Domingo, 17 de maio de 2026
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

Acumulados de chuvas elevam risco de alagamentos em SC; confira a previsão do tempo

Na quarta-feira, dia 18, as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões

17/10/2023 08h03 | Atualizada em 17/10/2023 20h23 | Por: Redação Folha Regional

A terça-feira, dia 17, iniciou sem chuvas em Tubarão e região, porém, as previsões destacam que os acumulados médios entre segunda e terça-feira em cada região devem ser de:

90 a 140 mm no Grande Oeste e Planalto Sul; 
70 a 110 mm no Planalto Norte, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí; 
40 a 70 mm, na Grande Florianópolis, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí

Grande parte dos rios do Estado estão baixando o nível desde domingo, dia 15. Porém, as cidades de Taió, Rio do Oeste, Laurentino, Rio do Sul e Lontras ainda estão em situação de emergência. Os rios continuam a subir nas bacias hidrográficas dos rios Negro, Canoinhas e Timbó, na região do Planalto Norte, bem como na bacia hidrográfica do Rio Canoas, localizada no Planalto Sul.

Com o retorno das chuvas, a Epagri/Ciram alerta para alto risco de inundações, enxurradas e alagamentos em grande parte de Santa Catarina.

Nesta terça-feira, dia 17, os acumulados devem ser elevados devido a intensidade da chuva, em especial nas áreas entre o Oeste e Planalto Norte. O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, assim como para alagamentos, deslizamentos e enxurradas e inundações, devido aos acumulados observados nos últimos dias. As chuvas ocorrem devido a formação e avanço de uma frente fria, em combinação com as instabilidades que já atuavam desde a segunda-feira. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 24°C do Extremo Oeste aos planaltos. Os ventos sopram moderados de quadrante oeste.

Na quarta-feira, dia 18, as instabilidades perdem força, mas o tempo ainda segue com bastante nebulosidade e deve ocorrer chuva fraca em todas as regiões, em especial nas áreas próximas ao estado do Paraná entre o Oeste e Planalto Norte. Devido aos acumulados observados nos dias anteriores, permanece o risco para deslizamentos e inundações.

Os ventos sopram de quadrante oeste, com intensidade fraca. Com o predomínio de nebulosidade e os ventos de quadrante sul, as temperaturas não conseguem muito ao longo do dia. Dos planaltos as áreas litorâneas, as máximas não passam de 19°C. Na região do Grande Oeste as máximas marcam entre 20°C e 23°C.

No período entre quinta, dia 19, e sexta-feira, dia 20, a aproximação de novas áreas de instabilidades fornecem condições para temporais e chuva intensa no Grande Oeste catarinense. Algumas pancadas de chuva também devem atingir as demais áreas do estado, mas os modelos indicam menores acumulados de precipitação para as áreas entre os planaltos e o litoral.

O tempo segue nublado e as temperaturas ainda não conseguem subir muito, as máximas não passam de 20°C no centro-leste do estado. Apenas na sexta-feira o sol aparece entre nuvens no Grande Oeste, com temperaturas que podem chegar até 25°C.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!