De acordo com a Defesa Civil, há risco de insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de onda de calor para diversas regiões do Sul do Brasil. O aviso prevê temperaturas até 5°C acima da média, com duração de três a cinco dias.
Há risco potencial à saúde devido ao calor excessivo. Santa Catarina continuará registrando temperaturas altas nesta segunda-feira, dia 10. As regiões Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Extremo Oeste estão em alerta para onda de calor, de acordo com o Inmet.
No Litoral e em áreas próximas, há condições para pancadas de chuvas rápidas e passageiras. As temperaturas sobem mais em comparação ao dia anterior, com máximas entre 36 e 39°C em áreas do Grande Oeste. No Litoral Sul as máximas ficam entre 35 e 37°C, enquanto no restante do Estado variam de 33 a 35°C. O risco segue baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
De acordo com a Defesa Civil, há risco de insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.
Na terça-feira, dia 11, o calor segue predominando em Santa Catarina. No Litoral Sul e no Extremo Oeste catarinense, as máximas se aproximam dos 40°C. O risco baixo a moderado para ocorrências relacionadas a insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias se mantém. Entre a tarde e à noite, o processo de formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece as condições para temporais isolados acompanhados por raios, rajadas de vento eventual queda de granizo em grande parte do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais.
Na quarta-feira, dia 12, a passagem da frente fria próximo ao Estado aumenta as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses.
O risco é moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Embora as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, a sensação de calor e abafamento persiste.
Na quinta-feira, dia 13, e na sexta-feira, dia 14, o tempo instável persiste no estado, mantendo as condições para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses.
O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos, especialmente ao longo da quinta-feira. Embora as temperaturas não subam tanto quanto no começo da semana, a sensação de calor e abafamento segue predominando.