Durante o fim de semana, 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas. Semana inicia com sol e baixas temperaturas
Em Santa Catarina, 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas e oito municípios decretaram Situação de Emergência (SE) neste fim de semana após temporais. São eles: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.
Por determinação do governador Jorginho Mello, o Centro Integrado de Operações (CIOP) foi ativado e começou a operar nesta manhã. “Determinei a ativação do Centro para monitorar a situação das chuvas e estarmos preparados para dar todo o suporte à população e aos municípios atingidos, com uma pronta resposta. Mesmo a previsão indicando melhora no tempo a partir de amanhã (segunda), continuamos atentos ao cenário”, explica o governador Jorginho Mello.
Por conta das chuvas do fim de semana, o Estado registra ainda 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 só em Rio do Sul. O município teve vários bairros alagados e foi o primeiro a decretar situação de emergência.
Nas últimas 24 horas os maiores acumulados ficaram em 73.7 mm em Witmarsum, 68.8 mm em Rio do Sul, 65.8 mm em Lontras e 64.6 mm em São Bento do Sul.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira, dia 20, por influência de um sistema de alta pressão que passa a atuar no Estado, o tempo estabiliza e a condição será de sol e variação de nuvens em todas as regiões.
O amanhecer será com temperaturas baixas que variam entre 2 e 6 nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste, oscilam entre 9 e 17°C nas áreas costeiras e entre 7 e 10°C nas demais regiões. À tarde, as temperaturas se elevam e as máximas variam entre 14 e 17°C na Serra e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 17 e 22°C.
O vento varia de sudoeste a sudeste no interior do estado e sopra de sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h da costa do Litoral Sul à Grd. Florianópolis. O mar fica agitado em toda a costa de SC, com ondas de sul/sudeste entre 2,0 e 2,5m e picos de até 3,0m em alto mar. O risco é moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na terça-feira, dia 21, o dia inicia com sol e variação de nuvens em todo o estado, mas devido a instabilidades associadas ao início do processo de formação de uma nova frente fria no RS, podem ocorrer pancadas de chuva por alguns momentos nas áreas de divisa com o estado vizinho, principalmente no Grande Oeste, com risco baixo para ocorrências associadas.
O vento predomina de nordeste/norte com intensidade fraca a moderada, com rajadas moderadas nas áreas costeiras do Litoral Sul à Grande Florianópolis. As temperaturas mínimas oscilam entre 3 e 10°C na Serra, em parte do Meio-Oeste, na Grd. Florianópolis Serrana, no Alto Vale e em Grande Parte do Litoral Sul, nas demais áreas elas variam entre 11 e 19°C. As máximas marcam entre 22 e 31°C no Grande Oeste e variam entre 18 e 24°C no restante do Estado.
Na quarta-feira, dia 22, a massa de ar seco segue influenciando o tempo em SC, mantendo o dia ensolarado no Grande Oeste e com sol e variação de nuvens no litoral e em áreas próximas, devido à circulação marítima.
O vento sopra de quadrante norte pelo estado, com intensidade fraca a moderada com rajadas de até 60 km/h no Oeste, Extremo Oeste, Serra e na costa entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis.
As temperaturas mínimas variam entre 11 e 16°C entre os planaltos e entre 17 e 23°C nas outras regiões. As máximas marcam entre 21 e 24°C nos pontos mais altos da Serra, do Meio-Oeste e da Grd. Florianópolis Serrana e oscilam entre 25 e 30°C nas demais áreas. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.