Evento alusivo ao Dia do Engenheiro e do Arquiteto reunirá profissionais de diferentes setores para troca de conhecimento e busca de soluções para o desenvolvimento da cidade
Divulgação/Folha Regional No dia 11 de dezembro, comemora-se o Dia do Engenheiro e do Arquiteto – data que reconhece o trabalho e a contribuição desses profissionais que atuam em diversas áreas, impulsionando o desenvolvimento e promovendo a qualidade de vida no Brasil e no mundo.
Para celebrar a data, a Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos Vale do Rio Tubarão (AREA-TB), organiza um evento que reunirá seus dois associados indicados, que foram reconhecidos em 2025 pelo sistema CONFEA/CREA-SC. Eles serão os palestrantes do evento e compartilharão conhecimento e muitas informações de grande relevância para pensar no futuro da cidade de Tubarão e região.
O engenheiro civil Dilnei Silva Bittencourt, que conquistou a Medalha do Mérito Catarinense do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), abordará o tema “Tubarão em 2050: Como nos preparar?”.
Segundo o engenheiro, Tubarão, assim como outras cidades em ascensão, enfrenta uma série de desafios, alguns de abrangência mundial como o aquecimento global, o envelhecimento e decréscimo da população e a urbanização acelerada, além de fragilidades às cheias e inundações. Essas e outras questões precisam ser discutidas para projetar a cidade para as próximas décadas.
O engenheiro reforça que uma medida da pujança de uma cidade é o quanto ela cria, retém e atrai talentos. Isto só pode ser obtido quando ela oferece moradia digna, oportunidades de trabalho, saúde de qualidade permeados por muito lazer e cultura.
“Neste tema, Tubarão enfrenta uma forte concorrência com as vizinhas Criciúma e Florianópolis, agravada pela nossa fragilidade às cheias do Rio Tubarão. Quais são nossos pontos fortes a serem realçados e quais são nossas fragilidades a serem eliminadas ou minimizadas? Estas questões que ponho na palestra, onde apresento algumas alternativas a serem debatidas”, explica o engenheiro Dilnei Silva Bittencourt.
“Arroz nosso de cada dia”
Durante o evento, os participantes ainda terão a oportunidade de conhecer a engenheira agrônoma Rosicler Maria Vanti, que conquistou neste ano, a Medalha do Mérito Nacional do Sistema Confea/Crea. Ela abordará o tema: “O fascinante mundo da ciência e tecnologia no arroz nosso de cada dia.”
Com ampla experiência no setor, Rosicler é engenheira agrônoma com Mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes e especialização em Produção de Sementes de Arroz Irrigado. Ela atua na orizicultura regional desde 1985. Durante sua apresentação, a engenheira trará informações importantes sobre o setor que movimenta a economia de toda a nossa região.
“O tema foi cuidadosamente escolhido, fundamentado por décadas de trabalho, observação e dedicação diários na orizicultura regional, associados ao estudo científico, acompanhando a evolução tecnológica ocorrida no período. A intenção é repassar, de forma simples, leve e compreensível, princípios científicos que norteiam técnicas e compromissos relacionados à orizicultura e, consequentemente, ao arroz consumido no dia-a-dia pelas pessoas. Um enfoque diferenciado que, sem ter a pretensão de ensinar, acrescentará conhecimento a principal atividade agrícola do município”, detalha a engenheira.
Ação solidária
O evento reunirá profissionais da engenharia, arquitetura, professores, estudantes, além de autoridades do município para o momento de aprendizado, networking e também para exercer a solidariedade. Neste ano, o ingresso será solidário, com a doação de um brinquedo para ser entregue às crianças neste Natal.
Os interessados em participar podem fazer a inscrição pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/palestras-com-os-medalhistas-2025-comemoracao-ao-dia-do-engenheiro/3220571/checkout/etapa-1?isTTCP=false.
O evento realizado pela AREA-TB inicia às 19h no próximo dia 11 de dezembro no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (Acit).