Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

Bairro Oficinas recebe mutirão de combate ao Aedes aegypti a partir do dia 4 de abril em Tubarão

A ação visa envolver a comunidade no enfrentamento das doenças e na eliminação dos focos do mosquito

Tubarão, 31/03/2025 14h11 | Atualizada em 01/04/2025 10h11 | Por: Redação Folha Regional
PMT/Divulgação/Folha Regional

Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus, a prefeitura de Tubarão realizará um mutirão nos dias 4 e 7 de abril, no bairro Oficinas. A ação visa envolver a comunidade no enfrentamento das doenças e na eliminação dos focos do mosquito.

O mutirão acontecerá em uma área delimitada entre a Avenida Marechal Deodoro (beira rio) e a Rua Galdino José de Bessa, seguindo até a Rua Antônio Delpizzo Junior, contornando o limite do bairro até chegar novamente à beira rio, ao longo da Rua João Piava, incluindo toda a região que beira os trilhos.

No dia 4 de abril, equipes da Secretaria de Saúde percorrerão as residências da região, orientando os moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito. Durante as visitas, serão fornecidas instruções sobre medidas preventivas e solicitada a colaboração dos cidadãos na limpeza de seus quintais.

Recolhimento de materiais

Já no dia 7 de abril, caminhões passarão pela área delimitada do Bairro Oficinas para recolher materiais inservíveis, como sofás, camas, fogões, cadeiras, mesas, panelas, eletrônicos, latas de tinta, pneus e outros recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito. Esses objetos devem ser deixados nas calçadas para facilitar o trabalho das equipes de coleta.

Alguns materiais não serão recolhidos, como vidros, restos de tijolos, restos de pisos e entulhos de obra em geral. A população é orientada a não descartar esses itens durante a ação para garantir a eficácia do mutirão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um caso confirmado

Atualmente, o município registra 240 focos do mosquito, com destaque para os bairros Oficinas, Vila Esperança e Santo Antônio Pádua, que concentram o maior número de focos. Além disso, Tubarão contabiliza 56 notificações da doença, com um caso confirmado.

A participação ativa da população é essencial para o sucesso dessa campanha. Medidas simples, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água tampadas e limpar calhas e ralos, podem fazer toda a diferença.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!