Animal juvenil apareceu em Balneário Rincão; causa da morte será apontada por necropsia
Uma baleia-jubarte de aproximadamente sete metros de comprimento foi encontrada morta na tarde de terça-feira (24), na praia de Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina. O mamífero será enterrado ainda nesta quarta-feira (25) na própria faixa de areia.
De acordo com especialistas, trata-se de um exemplar juvenil, já que os adultos da espécie podem atingir até 16 metros de comprimento.
A bióloga Morgana Gaidzinski, da Unesc (Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina), explicou que as jubartes são animais altamente migratórios.
“Nesse período entre inverno e primavera, costumam se reproduzir e amamentar seus filhotes ao longo da costa brasileira”, afirmou.
Leia também: Ginásio municipal de Treze de Maio contará com nova iluminação de led; inauguração acontece nesta quinta-feira
A espécie é facilmente reconhecida pelas grandes nadadeiras peitorais, mas, devido à posição do animal na areia, ainda não foi possível determinar o sexo do exemplar encontrado em Balneário Rincão.
Segundo os especialistas, apenas uma necropsia — autópsia feita em animais — poderá determinar a causa da morte do cetáceo. O procedimento será conduzido por médicos veterinários habilitados.
“Só a necropsia permite reunir dados que comprovem a causa da morte. É o laudo oficial emitido por médicos veterinários que traz a confirmação”, explicou Morgana.