A doença foi registrada nos bairros Pouso Alto e Indaial
Gravatal está realizando um bloqueio vacinal após a confirmação de dois casos de raiva bovina em propriedades rurais no município. A doença foi registrada nos bairros Pouso Alto e Indaial.
De acordo com a técnica em Vigilância Epidemiológica do município, Rafaela Zanelato Fernandes, em casos de animais de grande porte, a imunização para evitar o registro da doença deve ser feita pelos proprietários através de uma equipe especializada.
Em situações envolvendo animais de pequeno porte, diante do registro desses dois casos, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza o bloqueio vacinal em um raio de 300 metros. Essa medida tem como objetivo prevenir a ocorrência da raiva em animais domésticos e, sobretudo, evitar riscos mais graves à saúde humana.
Aos produtores, fica o alerta para os sintomas que se manifestam inicialmente: isolamento, salivação excessiva, dificuldade para engolir, agressividade ou, ao contrário, apatia.
A doença não tem cura e pode levar o animal à morte em poucos dias. “Vale ressaltar, que em 2019 ocorreu um caso de óbito por raiva humana, na comunidade do Indaial. Na ocasião, o vírus foi transmitido através do gato da paciente”, relembra Rafaela.