Imagens e relatório oficial revelam detalhes em que a tornozeleira eletrônica do ex-presidente acionou alerta
Divulgação/Folha Regional Um vídeo registrado por policiais penais na madrugada deste sábado, dia 22, mostra Jair Bolsonaro exibindo sua tornozeleira eletrônica com marcas de queimadura instantes após o equipamento emitir alerta à Seape (Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal).
Nas imagens, o ex-presidente entrega o monitor ao agente e aponta o local onde houve dano na superfície. O policial observa a avaria e pergunta qual instrumento havia sido utilizado. Bolsonaro responde: “Ferro de solda”. Ele também diz que começou a mexer no equipamento “no fim da tarde” por “curiosidade”.
O parecer aponta que a tornozeleira "possuía sinais claros e importantes de avaria" e "marcas de queimadura em toda sua circunferência, no local do encaixe/fechamento do case".
O relatório da Seape apontou que, questionado sobre qual ferramenta havia utilizado para violar a tornozeleira, Bolsonaro disse que usou um ferro de solda.
Um vídeo divulgado pelo STF e anexado ao processo contra Bolsonaro mostra o diálogo entre uma policial penal e o ex-presidente. Veja:
Agente: "O senhor usou alguma coisa para queimar isso aqui?"
Bolsonaro: "Eu meti ferro quente aí. Curiosidade".
Agente: "Que ferro foi, ferro de passar?"
Bolsonaro: "Não, ferro de soldar, de solda"
Agente: "Pulseira aparentemente intacta, mas o 'case' [a capa] violado. Que horas o senhor começou a fazer isso, seu Jair?"
Bolsonaro: “No final da tarde".
Moraes determinou neste sábado que os advogados de Bolsonaro expliquem o estado do equipamento eletrônico. Em decisão dada nesta tarde, ele deu 24 horas para a defesa do ex-presidente se manifestar.
Prisão
Horas mais tarde, após a determinação da prisão preventiva, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, equipes da Polícia Federal chegaram à residência de Bolsonaro, por volta das 5h da manhã. De lá, ele foi encaminhado para a Superintendência da PF, em Brasília, e deve passar por audiência de custódia neste domingo, dia 23. Na PF, o ex-presidente teve a tornozeleira eletrônica retirada. Ele está numa sala especial do prédio da corporação.