Medida de Trump visa barrar "encargos públicos": Governo dos EUA interrompe atendimento a brasileiros e cidadãos de outros 74 países
Divulgação/Folha Regional O governo dos Estados Unidos anunciou uma medida drástica que impacta diretamente milhares de brasileiros: a suspensão do processamento de vistos para cidadãos do Brasil e de outros 74 países.
A decisão do Departamento de Estado foi divulgada pela emissora americana Fox News, e passa a valer a partir desta quarta-feira (21) e tem prazo indeterminado.
O objetivo da gestão Trump, segundo um memorando do departamento obtido pela emissora, é reavaliar os sistemas de triagem para impedir a entrada de estrangeiros considerados propensas a se tornarem um “encargo público” — ou seja, pessoas que poderiam depender de assistência social ou benefícios do governo americano.
O que muda na prática?
Até que o Departamento de Estado conclua uma revisão completa nos procedimentos, as emissões de novos vistos estão interrompidas. Ainda não há clareza se a medida afetará todas as categorias, como turismo e trabalho, ou se haverá exceções pontuais.
O porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, afirmou que a autoridade legal será usada para barrar quem possa “explorar a generosidade do povo americano”.
"A imigração proveniente desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento migratório para impedir a entrada de estrangeiros que fariam uso da assistência social e de benefícios públicos”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Tommy Piggott, em comunicado enviado à Fox News.
"O Departamento de Estado usará sua autoridade de longa data para considerar inelegíveis potenciais imigrantes que se tornariam um encargo público para os Estados Unidos e explorariam a generosidade do povo americano”, acrescentou ele na nota.
Regras rígidas
Em novembro do ano passado, os critérios de avaliação dos agentes consulares ficaram muito mais rigorosos. Para decidir quem entra, serão analisados fatores como:
Saúde e idade;
Situação financeira e patrimônio;
Proficiência em inglês;
Necessidade potencial de cuidados médicos de longo prazo.
Brasil em lista de suspensão de vistos dos EUA ao lado de Rússia e Irã
O Brasil figura em uma lista de suspensão de vistos dos EUA de 75 nações afetadas, que inclui países como Afeganistão, Irã, Nigéria, Tailândia, Rússia e Iêmen. A orientação atual é que os agentes neguem os pedidos com base na legislação de “encargo público” enquanto o governo redesenha as regras de verificação.