De acordo com a Epagri/Ciram, temperaturas máximas acima de 40°C foram registradas em Criciúma, Meleiro e Sombrio
Um morador da cidade de Maracajá, no sul do Estado, registrou uma cena que viralizou nas redes sociais nesta terça-feira, dia 11. Ele mostra o asfalto da avenida central da cidade amolecido devido às altas temperaturas que castigam a região nos últimos dias.
No vídeo, o morador pisa no asfalto e mostra o calçado afundando. Conforme especialistas, a temperatura média para derreter um asfalto é a partir de 54 °C. CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
A cena inusitada é consequência de uma intensa onda de calor que atinge o sul do país. Esta terça-feira, dia 11, foi considerado o dia mais quente do ano até o momento.
Saiba mais
Termômetros passam dos 40°C em cidades da região sul de SC nesta terça
De acordo com a Epagri/Ciram, temperaturas máximas acima de 40°C foram registradas em Criciúma, Meleiro e Sombrio. A cidade de Meleiro, próximo a Maracajá, registrou a temperatura mais alta da região sul com 41,08 °C. Em Criciúma, os termômetros chegaram a 40,64 °C. Gravatal chegou a 39,46 °C.
O meteorologista chefe da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, destaca que essa onda de calor ocorre devido a um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco. “Esse bloqueio faz com que o ar quente fique represado sobre Santa Catarina, elevando as temperaturas de forma intensa e prolongada. O calor será mais forte no Oeste e no Litoral Sul, mas todas as regiões sentirão o impacto”, explica.
Calor continua
Nesta quarta-feira, dia 12, as temperaturas seguem elevadas em Santa Catarina e a sensação de calor e abafamento permanecem. O risco se mantém moderado a alto para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
Entre a tarde e à noite, o calor e a umidade, combinados a rápida passagem de uma frente fria próximo ao estado, aumentam as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, em todas as regiões catarinenses.
Na quinta-feira, dia 13, embora as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, o calor permanece em todo o estado e, somado a umidade e a atuação da frente fria, favorecem a ocorrência de temporais em todas as regiões, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa, especialmente entre os Planaltos e o Litoral.
O risco segue moderado a alto para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Com a passagem da frente, o mar fica mais agitado, a partir da noite, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, trazendo risco moderado associado à agitação marítima.