Esta foi a temperatura mais alta registrada nesta estação, assim como ocorreu no dia 20 de janeiro
Nesta terça-feira, dia 4, em Tubarão a temperatura máxima medida na estação meteorológica da PMT/AGR, instalada no Horto da Saudade (cemitério), em fase experimental, registrou 33,9°C, com sensação de 39.5ºC.
A estação da Epagri/Ciram, no bairro São Martinho, registrou 33,3°C. Em ambas as estações a Umidade Relativa do Ar ficou levemente abaixo de 70%. Foi a temperatura mais alta registrada nesta estação de verão, assim como ocorreu no dia 20 de janeiro.
A previsão é de que até esta quinta-feira, dia 6, a temperatura continue elevada, condição que favorece a formação de instabilidade atmosférica com temporais, normalmente nos fins de tarde. O Litoral Sul de SC encontra-se em condição de risco moderado até esta quarta-feira, dia 5, podendo ter chuva intensa em curto espaço de tempo, vento forte e granizo, conforme meteorologistas da Defesa Civil Estadual.
A alta temperatura induz a quadros de desidratação e insolação, assim como ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias, condição que coloca em risco a saúde, principalmente de pessoas vulneráveis, tais como idosos, gestantes, e com comorbidades.
Conforme entidades de saúde, a ingestão de água ou sucos de frutas naturais sem açúcar é uma medida essencial para minimizar os efeitos do calor.
O uso de protetor solar é preventivo, assim como roupas com proteção aos raios ultravioletas, uso de chapéus e óculos escuros.