Desembargadores determinaram a anulação de sessão paralela ocorrida em 1º de janeiro para eleição da Mesa Diretora
A Câmara de Laguna tem até esta quinta-feira, dia 6, para realizar nova eleição para a Mesa Diretora. É o que decidiu por unanimidade a 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça na tarde desta terça-feira, dia 4.
Os desembargadores seguiram o voto do relator Júlio César Knoll, que determinou a anulação da sessão paralela presidida pelo vereador Luiz Otávio Pereira (PL) em 1º de janeiro e que terminou com a escolha de Vitor Elibio Oliveira (MDB) para a presidência do Legislativo.
No dia 1º de janeiro, depois da posse dos vereadores, em uma sessão conturbada, marcada por gritaria e troca de acusações, o presidente interino Cleosmar Fernandes (MDB), na condição de vereador mais idoso, propôs a leitura de parecer jurídico sobre a eleição da Mesa Diretora, indicando a suposta necessidade de adequar o processo eleitoral às diretrizes constitucionais e à jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, para então colocar em votação uma resolução para alterar o Regimento Interno da Câmara.
Um grupo de sete vereadores não concordou com a decisão de Cleosmar de adiar a votação para a Mesa Diretora e realizou uma sessão paralela, no auditório ao lado do plenário, sob a presidência do segundo vereador mais idoso, Luiz Otávio Pereira, na qual foi feita a eleição da Mesa Diretora.
Desde então, a briga entre os dois grupos se arrastou também no Judiciário. Em seu voto desta terça-feira, Knoll citou trecho de decisão anterior: “até o momento, a Câmara de Vereadores de Laguna não elegeu os membros da mesa diretora como determina o Regimento Interno, até porque não há disposição regimental de que o segundo mais idoso possa se avocar presidente na eventual omissão do interino”.
Além de anular a sessão paralela, o TJSC determinou ainda que Cleosmar Fernandes, na condição de vereador mais idoso, convoque sessão extraordinária para a eleição da Mesa Diretora no prazo de 48 horas, que começou a contar na tarde de terça-feira.
Procurado pelo oficial de justiça para intimação, Cleosmar não havia sido encontrado nem retornou aos contatos por telefone até as 19h desta terça-feira.