A pedido do Poder Executivo, o projeto foi aprovado em regime de urgência, permitindo que o reajuste seja aplicado já na folha salarial de março
A Câmara de Vereadores de Tubarão aprovou, durante sessão ordinária desta segunda-feira, dia 24, o Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo que concede um reajuste de 6,27% aos professores da rede municipal de ensino. Diferente dos anos anteriores, quando o aumento era aplicado apenas sobre o salário-base, desta vez o percentual será incorporado à carreira do magistério, garantindo benefícios de longo prazo para os educadores.
:: Saiba mais
Projeto de lei da prefeitura prevê reajuste de 6,7% aos professores da rede municipal de Tubarão
O reajuste será retroativo aos meses de janeiro e fevereiro, com pagamento parcelado entre março e dezembro de 2025. A pedido do Poder Executivo, o projeto foi aprovado em regime de urgência, permitindo que o reajuste seja aplicado já na folha salarial de março.
“Essa era uma demanda realmente urgente, que precisava ser votada rapidamente para garantir que os professores recebessem o reajuste o quanto antes. A Câmara compreendeu a importância do tema e aprovou o projeto com celeridade”, destacou o presidente da Câmara, Felippe Tessmann.
A proposta foi debatida com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Educação da Rede Municipal de Tubarão e Capivari de Baixo (Sintermut) antes de ser enviada à Câmara e aprovada pelos vereadores.
O prefeito Estêner Soratto enfatiza o compromisso da administração com a valorização da educação. “Mesmo com a situação financeira caótica da prefeitura, fiz questão de aplicar o reajuste do piso aos professores. Além disso, determinei que o aumento seja aplicado na carreira. Isso fortalece a carreira do nosso magistério e reconhece a importância dos nossos professores, na construção de um ensino de qualidade”, afirma.
A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Marlise Nunes, também reforça a importância da medida. “A valorização dos professores reflete diretamente na qualidade do ensino. Esse reajuste é um reconhecimento do trabalho dos educadores e do impacto que eles têm na formação dos nossos alunos”, destaca.