Com objetos do cotidiano, a artista cria novas possibilidades e leituras para a música
Balões vermelhos. Não para enfeite. Na mão do público. Do palco, a cantora pede para encher cada um. Crianças, jovens e adultos se divertem, soltam o ar, motivados por expectativas, afinal, o que aconteceria? É que a princípio, todos estão reunidos para ver um show de música autoral. “Agora, esvaziem, buscando um som”, diz a artista. Pronto!
A cena se transforma. Quem assiste vira protagonista e os balões dão uma roupagem visual e sonora à canção “De Fogo e Ar” que inicia. “(...) Existe amor que eu sempre quis. Tá solto no ar. Esse é o amor que eu sempre quis. Balões de voar (...)”. Esse é um dos sucessos de “Castelo”, o show da compositora Carina Levitan.
Mais que uma audição, trata-se de uma experiência sensorial e lúdica, para quem quer conhecer - e viver - novas possibilidades e leituras para a música. Com um ventilador, um rádio, apitos e até um cano de metal, Carina encontra sonoridade, cria harmonias e, de forma habilidosa, apresenta arranjos com instrumentos artesanais e tradicionais.
E no embalo dos objetos do cotidiano que ganham vida, tem ainda a improvisação. “Explorar o que o espaço e o momento nos trazem. Porque o lugar é à parte daquela tocada. O lugar contagia. Nunca é cru. Neutro. Sempre tem amálgama e estou aberta para receber e conduzir ela”, explica Carina.
É isso que surpreendeu o produtor cultural Titi. “Fiquei impactado com a conexão que ela tem com as coisas que acontecem ao mesmo tempo. Ela tem uma sensibilidade, uma anteninha, que capta o que está ao redor, e traz pro show e pro público. A apresentação deixa de ser quadrada. É viva, como uma rosa que vai abrindo”.
Eskafandristas
E toda tem um jardim. O show Castelo ganhou mais tons e arranjos com os Eskafandristas, formado pelos compositores Tiago Bra, Daniel Almaoe e Alan Space. Ao longos dos ensaios, o trio pesquisa, experimenta e sonha junto com Carina. “Juntos, colocamos a roupa em cada canção minha e, agora, estamos a desfilar pelos palcos de Santa Catarina”, conclui a cantora.
Quando e onde assistir?
O show autoral “Castelo” com os Escafandristas acontece nesta sexta-feira, dia 25, no Raiz Centro Cultural, localizado na Rua Viúva Maria Antônia dos Santos, nº 1110, Garopaba. A classificação é livre, os ingressos antecipados custam R$ 30, disponíveis no WhatsApp 48991702135.
Acompanhe a artista