Tartaruga estava próximo à faixa de areia quando resgate aconteceu
Um resgate inusitado chamou a atenção nas redes sociais. Uma cachorra caramelo chamada Bibi se arriscou no mar para salvar uma tartaruga que, segundo relatos, estava com dificuldades para nadar no local.
O momento foi registrado pelo tutor no domingo, dia 24, na Praia da Armação, em Penha. No vídeo, divulgado nas redes sociais, Bibi aparece entrando no mar com sua companheira Jade. Rapidamente, a caramelo pega a tartaruga com a boca e começa a correr em direção à faixa de areia. Bibi arrasta o animal marinho para longe da água.
“Meu dono não entendeu de imediato que eu só estava pedindo pra ele chamar ajuda. As tartarugas marinhas precisam vir regularmente à superfície para respirar e esta por algum motivo não estava conseguindo, talvez pelo mar revolto”, publicou o tutor da Bibi, em uma rede social dedicada às aventuras da caramelo.
Assim que a tartaruga foi deixada em um local seguro, Bibi e Jade começaram a latir para que o tutor fosse até o local. O homem acionou prontamente o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Uma equipe do projeto foi até a praia da Armação e realizou o resgate do animal marinho. Em exame externo realizado pela equipe veterinária, foi observado que o réptil está com o escore corporal ruim, porém não apresenta lesões evidentes de ataque de cachorro. Quando transferida para o tanque com água salgada, foi constatado que a tartaruga está com a flutuabilidade positiva, ou seja, apresenta dificuldade para afundar.
Ainda conforme o PMP-BS, o contato com cães pode causar ferimentos físicos nas tartarugas, podendo ser possível a transmissão de doenças, além de colocar o próprio animal doméstico em situação de perigo. Foi reforçada a importância de manter animais domésticos afastados de animais marinhos encalhados na praia.
As informações são de NSC