Evento ocorreu no Balneário Campo Bom. Próxima reunião será neste sábado na Passagem da Barra, em Laguna
Em mobilização contra demolições, cortes de energia e a favor da remarcação da linha vermelha da APA da Baleia Franca, a deputada federal Geovania de Sá tem participado de uma série de reuniões com moradores em Jaguaruna e região.
Nesta quarta-feira, dia 22, cerca de 400 pessoas participaram do encontro no salão da igreja, no Balneário Campo Bom para discutir o tema.
A APA da Baleia Franca se estende de Florianópolis a Balneário Rincão, e a deputada propõe uma mobilização contra as demolições na região e a remarcação da área.
“O que defendemos é a regularização fundiária dos terrenos localizados nesses locais, para que as pessoas sejam tratadas com respeito. Já ocorreram desligamentos de água e energia, e os moradores não conseguem acessar o mínimo de dignidade”, afirma Geovania.
Durante o evento, ela apresentou um abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para expor a indignação dos moradores e buscar soluções efetivas para a situação que afeta cerca de 50 mil famílias do litoral. Outros eventos semelhantes já foram realizados em localidades que enfrentam o mesmo problema nas últimas semanas.
:: Saiba mais
São necessárias 50 mil assinaturas para encaminhar o documento. Mais de quatro mil assinaturas já foram recolhidas até o momento. (CLIQUE AQUI PARA ASSINAR)
Lideranças do município e vereadores participaram da reunião. A próxima será neste sábado, dia 25, na Passagem da Barra, em Laguna.
O assunto tem sido debatido entre lideranças da região, que estudam soluções. A deputada federal Geovania de Sá discutiu o assunto nos últimos meses em Brasília, com a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional da Defesa do Clima e Meio Ambiente, Mariana Cirne, Ricardo Cavalcante Barroso, Procurador Federal do ICMbio e a Diretora do Instituto de Regularização Fundiária de SC, Natalia Mendes Folster.