Fenômeno provocará vento sul de intensidade moderada à forte, e deixará o mar com ressaca
Um ciclone bomba se formou nesta sexta-feira, dia 31, no oceano, na altura do Uruguai. A Defesa Civil alertou que o fenômeno deve influenciar o tempo em Santa Catarina, com temporais, vendavais, agitação marítima e queda nas temperaturas.
Neste sábado, dia 1º, o ciclone deve afetar o clima, que começa com mais nuvens e formação de nevoeiros em SC, devido a umidade deixada pela frente fria combinada ao ar mais frio do sistema de alta pressão, que avança na sua retaguarda.
No decorrer do dia a nebulosidade diminui e o sol predomina em boa parte do Estado, permanecendo o litoral e áreas próximas com variação de nuvens. À tarde as temperaturas máximas ficam mais baixas que os dias anteriores e variam de 22 a 25°C na maior parte do Estado, com exceção do oeste onde se aproximam dos 29°C.
Com a chegada do ar mais frio no decorrer do dia, as temperaturas mínimas devem ocorrer durante a noite, oscilando em torno dos 6°C na Serra, de 8 a 13°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 13 a 18°C nas demais regiões.
O vento predomina da direção sul, com intensidade moderada (30 a 40 km/h) e com rajadas de 60 a 80 km/h no litoral e cidades próximas. O risco é moderado para danos relacionados aos ventos no litoral e áreas próximas.
O mar fica muito agitado em todo litoral, com ondas de direção sul e altura entre 2,5 e 3,0m, com picos de 3,5m próximos da costa. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.
Domingo, dia 2, segue com tempo estável e predomínio de sol em todas as regiões de SC, devido a atuação da massa de ar seco e mais frio. Apenas o litoral e áreas próximas permanecem com um pouco mais de nuvens, devido a umidade deslocada do mar para o continente.
No amanhecer, temperaturas baixas, sensação de frio em boa parte de SC e chance de geada em pontos da Serra e do Meio Oeste, onde as temperaturas mínimas variam de 3 a 5°C. No litoral as mínimas oscilam entre 15 a 18°C e nas demais regiões de 6 a 11°C.
À tarde, com a presença do sol, as máximas chegam aos 31°C no Extremo e Oeste, variam entre 25 e 28°C no litoral e entre 23 e 25°C nas demais regiões. O vento perde força, variando entre fraco e moderado, com direção sul/sudeste e variação para nordeste no interior do estado. O mar permanece muito agitado, com ondas de sul a sudeste, entre 2,0 e 2,5m e picos de 3,0m no Litoral Sul e Grande Florianópolis. O risco é moderado para ocorrências relacionadas à agitação marítima e ressaca.
Na segunda-feira, dia 3, a massa de ar seco começa a se afastar para o mar, mas ainda mantém o tempo estável com predomínio de sol em SC. Ainda assim, no início do dia há condições favoráveis para formação de nevoeiro, sobretudo no litoral e áreas próximas.
No amanhecer, temperaturas mínimas próximas dos 5°C na Serra, ainda com chance de geada. Nos planaltos e Meio-Oeste, mínimas entre 8 e 13°C e nas demais regiões entre 14 e 17°C.
À tarde, as temperaturas máximas voltam a se aproximar dos 30°C em quase todas as regiões de SC, com exceção do Planalto sul, onde as máximas oscilam próximas aos 26°C. Vento predominante de nordeste, com intensidade fraca e com rajadas moderadas no litoral.
A agitação marítima diminui, mas ainda apresenta picos entre 2,0 e 2,5m entre o Litoral Sul e a Grd. Florianópolis, com ondulação de sudeste. No restante do litoral, ondas de 1,5m e picos de até 2,0m.