As instabilidades se formam durante a madrugada nas áreas do Grande Oeste e avançam gradualmente para as demais regiões catarinenses ao longo do dia
Uma frente fria provocada pela formação de um ciclone extratropical no oceano vai manter o tempo instável em todo o Sul do Brasil neste fim de semana e no início da próxima.
O cenário chuvoso é resultado da interação entre diferentes sistemas meteorológicos, incluindo uma área de baixa pressão que se desloca da região continental em direção ao oceano.
A partir deste domingo, dia 27, a formação de uma baixa pressão no interior do continente mantém o tempo instável e com condições para novos temporais isolados em SC.
As instabilidades se formam durante a madrugada nas áreas do Grande Oeste e avançam gradualmente para as demais regiões catarinenses ao longo do dia.
Há condições para temporais com ventos fortes, raios e chuva pontualmente intensa até o final do dia. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, destelhamentos e alagamentos. Devido à maior presença de nuvens e à chuva frequente, as temperaturas permanecem amenas durante todo o domingo.
Na madrugada de segunda-feira, dia 28, ainda há condições para temporais isolados, especialmente nos Planaltos e no Litoral Norte. Com o passar das horas, as condições para temporais diminuem, porém o tempo segue instável, com variação de nebulosidade e condições para chuva fraca e isolada ao longo do dia.
Os ventos predominantes do quadrante sul/sudoeste, combinados com a presença de nebulosidade e chuva, dificultam uma elevação mais significativa das temperaturas. Há condições para rajadas de vento de até 65 km/h.
O mar fica muito agitado, com risco de ressaca, devido a presença de um ciclone extratropical no mar. As ondas variam entre 3,5 m e 4,0 m de altura, podendo alcançar até 4,5 m no Litoral Sul e em alto mar. O risco é alto para ocorrências associadas à agitação marítima.