Comitiva de Santa Catarina participou de visitas técnicas na cidade da maior onda do mundo e seguirá processo para consolidação dessa parceria estratégica para a criação de cidades-irmãs
A estratégia de consolidar Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil, cidade-irmã de Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, com as maiores ondas do mundo, está cada vez mais próximo de se concretizar.
Nesta segunda-feira, dia 4, a comitiva de Santa Catarina que participa da renomada Bolsa de Turismo de Lisboa 2024 (BTL – 2024), em Lisboa, Portugal, assinou um pedido de aproximação entre os municípios conhecidos por suas ondas gigantes.
O pedido foi apresentado pelo Estado de Santa Catarina por meio da secretaria de Turismo, representada pela secretária adjunta Catiane Seif, com a participação do deputado estadual Estêner Soratto e o do surfista Thiago Jacaré, membro da Big Waves Brasil. Eles foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Nazaré, Manuel Sequeira, o adjunto Milton Estrelinha e o administrador da empresa pública Nazaré Qualifica, Pedro Pisco.
Segundo a comitiva de SC, o presidente da Câmara de Nazaré manifestou interesse no termo de cidades-irmãs e determinou ao seu adjunto que dê sequência aos trâmites burocráticos para a geminação das cidades Nazaré e Jaguaruna.
Nos últimos dias, a comitiva catarinense participou de duas visitas técnicas, sendo a primeira no mar, conhecendo de perto o canhão de Nazaré através da logística da Nazaré Water Fun e acompanhamento dos Gigantes de Nazaré.
::: Saiba mais :::
Comitiva de SC faz visitas técnicas em Portugal para tornar Jaguaruna e Nazaré cidades-irmãs
Laje da Jagua e Fluss Haus Land serão destaques na maior feira de turismo da Europa
A segunda foi por terra, onde a comitiva conheceu o Centro de treinamento Car Surf (local onde recebe atletas com uma estrutura de qualidade, fornece hospedagem e fica próximo da Praia do Norte, onde ocorrem as ondas gigantes). Também foram no Farol São Miguel Arcanjo (museu), um lugar histórico da cidade com vista para a maior onda do mundo; além da visita à Câmara Municipal de Nazaré; o porto de abrigo para entrada e saída dos Jets skis e surfistas, entre outros locais.
Fomento ao turismo
Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, detém as maiores ondas do mundo. “Essa visita é muito importante pois, após a descoberta do potencial de suas ondas, Nazaré teve um grande desenvolvimento turístico, que resultou na reformulação da identidade do município e em uma maior visibilidade, atraindo mais visitantes, seja por curiosidade ou pelo surf”, afirma a secretária adjunta de Turismo de SC, Catiane Seif.
Segundo a secretária, esse estudo de caso in loco possibilitará o aperfeiçoamento sobre o potencial turístico de Jaguaruna, cidade de colonização portuguesa, que possui a maior onda do Brasil para a prática do surf, com o título de ‘Capital Nacional da Maior Onda do Brasil’.
O diálogo com as autoridades locais visa estabelecer os próximos passos para a transformação de Jaguaruna em cidade-irmã de Nazaré, fortalecendo ainda mais os laços entre essas duas comunidades e impulsionando o turismo e o surf de ondas gigantes em Santa Catarina.
Com o acordo entre partes interessadas, o próximo passo será uma reunião promovida pelo governo do Estado de Santa Catarina e o município de Jaguaruna, com o prefeito Laerte Silva dos Santos para explicar como funcionará os trâmites legais.
O surfista português Sérgio Cósmico esteve presente na articulação das conversas e comentou estar muito feliz pelo movimento que está acontecendo. “Sei da importância dessa união entre essas duas ondas que movimentam o Big surf mundial, a Laje da Jagua é especial, não é à toa que ganhou o apelido de ‘Nazaré Brasileira’”, disse Sérgio, Big Rider de Nazaré.