Engenheiros estudam solução para problema que resultou no deslizamento do greide na etapa final da obra
Com mais de 80% da obra executada, a pavimentação da Rodovia Pedro Rosa Lemos, a conhecida Estrada da Jabuticabeira, que liga Jaguaruna a Tubarão, está à espera da solução para um problema estrutural que resultou no deslizamento do greide na etapa final da obra.
Greide é uma série de cotas que caracterizam o perfil longitudinal de uma via, ou seja, trata-se da altura do pavimento.
“A retomada da obra está prevista para o início de fevereiro. Os engenheiros estão trabalhando para encontrar a melhor solução para o problema, que resultou no deslizamento do greide, na etapa final da obra”, explica a prefeitura.
O prefeito Laerte Silva dos Santos afirma que, por enquanto, a empresa não tem como retomar a obra no local, até que se encontre a melhor alternativa para manter a camada asfáltica sem rupturas.
“Temos algumas alternativas, mas estamos estudando a melhor forma e tomando cuidado para cumprir com a responsabilidade do município, que é o pagamento da obra, que ficou mais cara. Se fizermos uma contenção de aço vai custar 10% a mais no valor da obra, é quase R$ 1 milhão para fazer nos três pontos necessários. A gente optou por fazer com grade. Vamos tirar toda a parte colocada de base e sub-base, colocar grade, jogar o material novamente, baixar o greide para ter menos sobrepeso e tentar compactar, para ver se não vai romper novamente. Esses três pontos têm turfa muito forte. Estourou para dentro do arrozal”, explica o prefeito.
Laerte diz que a obra está quase 85% concluída, restando cerca de 2 quilômetros a serem pavimentados.
A obra iniciou em março de 2023 com previsão de conclusão até a primeira quinzena de dezembro do ano passado.
No início deste mês, a prefeitura afirmou que a Confer retomaria a execução dos serviços ainda na primeira semana. Poucos dias depois, uma nova data teve de ser anunciada.
:: Saiba mais
Previsão da prefeitura de Jaguaruna é concluir obra na Estrada da Jabuticabeira em até 60 dias
Há mais de 1 ano em obras, pavimentação da estrada da Jabuticabeira deve ser concluída em dezembro
A obra está sendo realizada em convênio com o governo do Estado e conta com investimento de cerca de R$ 15,7 milhões. A via de mais de 7,9 quilômetros recebe pavimentação, ciclofaixa, drenagem pluvial e sinalização, além de duas pontes.