Os novos postes, que posteriormente receberão condutores, farão a interligação da subestação até o alimentador já existente, na comunidade de Rio Salto
A comunidade de São Luiz, em Treze de Maio, local onde está sendo construída a subestação da cooperativa de energia, a Coorsel, está recebendo a implantação de novos postes.
Os novos postes, que posteriormente receberão condutores, farão a interligação da subestação até o alimentador já existente, na comunidade de Rio Salto.
A Coorsel destaca que o projeto de instalação dos postes foi planejado com responsabilidade e transparência, considerando as necessidades específicas da comunidade. “Queremos continuar construindo um futuro energético mais eficiente e seguro para todos os nossos associados”, afirma o presidente Xela.
Subestação
Está em andamento e tem conclusão prevista para julho de 2025 a nova subestação e a linha de transmissão 138 kV, que terão um investimento de mais de R$ 20 milhões.
Este é o investimento mais estratégico, expressivo e impactante dos 63 anos de história da cooperativa. Dessa forma, a Coorsel estará preparada para atender, até 2027, a demanda de energia elétrica por mais de 50 anos. Também será realizada a construção de uma rede de distribuição moderna, conectando a nova subestação de Treze de Maio ao distrito de Pindotiba, em Orleans, com 33 km de extensão e investimento de R$ 20 milhões.
A iniciativa usará cabos de última geração e contará com alimentadores estratégicos e religadores, aumentando a confiabilidade e reduzindo interrupções no fornecimento. Conforme o presidente, “os associados sentirão os benefícios tanto na qualidade do serviço quanto no bolso: em 2025, está prevista uma redução de 10% a 15% no custo da energia elétrica, com nova queda no valor após a conclusão da rede em 2026.”