Ciclone extratropical deixa mar agitado, com ondas até 6 metros, e Defesa Civil alerta para risco elevado de estragos nos próximos dias
A Defesa Civil emitiu um alerta para a passagem de um ciclone extratropical que se forma durante a madrugada desta segunda-feira, dia 28, e se afasta para alto mar ao longo das horas, intensificando os ventos de sul/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de SC, podendo superar os 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
O risco é moderado a alto para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. O mar fica muito agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5m e 4,0m no Litoral, podendo alcançar até 5,0 m no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, e até 6,0m em alto mar.
Ao longo do dia, uma massa de ar frio e seco provoca queda brusca nas temperaturas, com mínimas sendo registradas à noite. O risco é moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Na terça, dia 29, os ventos seguem de sul/sudoeste, com rajadas de até 70 km/h na metade leste de SC, podendo superar os 80 km/h no Litoral Sul e na Grande Florianópolis.
O risco segue moderado para ocorrências associadas ao vento forte. O mar permanece agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5m e 4,0m no Litoral, podendo alcançar até 5,0 m no Litoral Sul e na Grande Florianópolis, e até 6,0m em alto mar.
O risco permanece alto a muito alto para ocorrências associadas à agitação marítima, como atividades de pesca e navegação, esportes náuticos e erosão costeira.
A massa de ar frio e seco ganha força e as mínimas ficam abaixo de 5°C entre o Grande Oeste e os Planaltos, ficando ainda mais baixas – com valores próximos dos 0°C – nas regiões mais elevadas. No Litoral e em áreas próximas, as mínimas não ultrapassam os 10°C.
Na quarta-feira, dia 30, o mar permanece agitado, com risco de ressaca. As ondas variam entre 3,5m e 4,0m no Litoral, podendo alcançar até 6,0m em alto mar.
O tempo fica firme, com predomínio de sol em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas voltam a subir gradativamente à tarde, em comparação aos dias anteriores, porém a sensação térmica é de frio, especialmente entre as noites e as primeiras horas da manhã.