Os temporais devem começar entre o final da manhã e o começo da tarde pela região Oeste, avançando para as demais regiões no decorrer do dia
A região Sul de Santa Catarina pode ter nesta quinta-feira, dia 24, a ocorrência de temporais por conta da formação de um ciclone extratropical em alto-mar entre o Litoral Sul do RS e Uruguai. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão estará de prontidão para auxiliar a população ou realizar alguma intervenção caso seja necessário.
Segundo a previsão do tempo, os temporais devem começar entre o final da manhã e o começo da tarde pela região Oeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde e início da noite.
Neste período, há condições favoráveis à formação de uma Linha de Instabilidade (LI) que poderá apresentar tempestades severas, especialmente no Oeste, Meio-Oeste, parte da região Serrana e parte do Litoral Sul.
Conforme a Defesa Civil de SC, o deslocamento rápido de uma frente fria sobre SC, que estará associada à formação de um ciclone extratropical em alto-mar entre o Litoral Sul do RS e Uruguai, somada a instabilidades atmosféricas e ao aquecimento, favorecem a formação de temporais em todo o Estado de Santa Catarina que estarão acompanhados de vendavais. Entretanto, os temporais também devem produzir chuva pontualmente intensa e eventual precipitação de granizo.
Além dos temporais, os ventos ganham força em todo o Estado, com rajadas entre 70 e 90km/h. Com isso, há riscos para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos à rede elétrica, além de alagamentos e enxurradas.
Mesmo com o alerta, assim como nesta quarta-feira, dia 23, o dia começa abafado e as temperaturas sobem rapidamente antes das chuvas, com máximas de 30°C em praticamente todo o Estado, ficando entre 33°C e 35°C em pontos do Oeste, Litoral e Alto Vale.