Deputado recebeu 37 dos 40 votos em eleição realizada neste sábado; ele presidirá o Legislativo pelos próximos dois anos
O deputado estadual Júlio Garcia (PSD) foi eleito presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em eleição realizada neste sábado, dia 1º, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis. O parlamentar presidirá o Legislativo catarinense pelos próximos dois anos.
Garcia recebeu o voto de 37 dos 40 deputados estaduais catarinenses. O parlamentar do PSD era o único candidato no pleito e já presidiu a Alesc por três mandatos, sendo eleito em 2005, 2007 e 2019.
No comando da sessão, por ser o mais velho entre os que têm mais mandatos da Casa, o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) confirmou a vitória do pessedista.
Dos três votos que não entraram para a conta, dois não foram registrados porque os parlamentares estavam em viagens - embora tenham se declarado a favor de Garcia. A única abstenção foi do deputado Sargento Lima (PL).
Com a vitória, Garcia chega ao quarto mandato como presidente da Alesc, o maior número entre parlamentares que já comandaram a Alesc. Eleito, convocou nova sessão neste sábado para a escolha dos outros seis cargos que compõem a mesa diretora.
Ele contou com o apoio de outros seis partidos, além do endossamento do governador Jorginho Mello (PL). Aos 74 anos, Júlio Garcia está em seu sétimo mandato como deputado estadual.
A votação foi realizada de forma aberta e nominal, em que cada deputado foi chamado para declarar seu voto no microfone.