O julgamento será realizado por um corpo de 18 jurados trazidos de Florianópolis, que irão avaliar nove quesitos
Foto: Prefeitura de Laguna Laguna vive a expectativa de um Carnaval histórico em 2026. Após 13 anos, o tradicional desfile das Escolas de Samba está de volta, reforçando a cultura, a identidade e a força do Carnaval lagunense.
A programação é uma realização da Prefeitura de Laguna, por meio da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (LIESLA). Antes do desfile oficial, Laguna contou com o Pré-Carnaval, no último fim de semana.
Na semana principal do desfile, a programação segue na Passarela do Samba, que neste ano estará localizada na Avenida João Pinho, em frente ao Porto de Laguna. No dia 6 de fevereiro (sexta-feira), a partir das 20h, ocorre o ensaio técnico das escolas de samba. Já no dia 7 de fevereiro (sábado), a partir das 20h, ocorre o desfile oficial, marcando o retorno do espetáculo à cidade.
O desfile oficial seguirá o Regulamento do Carnaval 2026, elaborado pela Comissão do Carnaval de Laguna, formada por membros da prefeitura, FLC e LIESLA. Cada escola deverá cumprir o tempo mínimo de 50 e máximo de 60 minutos de apresentação, além de atender às exigências obrigatórias, como número mínimo de componentes, alas, bateria, baianas, casal de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e, no mínimo, uma alegoria.
Entre os principais pontos do regulamento estão a proibição do uso de animais vivos, a vedação de qualquer tipo de merchandising durante o desfile, o cumprimento das normas de segurança das alegorias, incluindo a liberação do Corpo de Bombeiros, e o respeito às regras de concentração, cronometragem e dispersão, com penalidades previstas em caso de descumprimento.
O julgamento será realizado por um corpo de 18 jurados trazidos de Florianópolis, que irão avaliar nove quesitos: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. A apuração dos resultados, que vai definir a grande campeã do Carnaval, ocorre no dia 8 de fevereiro, às 14h, no Mercado Público, no Centro Histórico.
Ordem e horários das duas apresentações:
▪ Das 20h às 21h10 – G.R.C. Escola de Samba Os Democratas
▪ Entre 21h30 e 22h40 – Clube Carnavalesco Xavante
▪ Entre 23h e 00h10 – A.C.R. Brinca Quem Pode
▪ Entre 00h30 e 01h40 – S.R.C. Escola de Samba Vila Isabel
▪ Entre 02h e 03h10 – G.R.C.E.S. Mocidade Independente do Bairro Progresso