O programa tem como objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e jovens para a importância de noções básicas de finanças pessoais, consumo consciente, planejamento de vida e cidadania fiscal
A prefeitura de Tubarão, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), lançou, nesta quinta-feira, dia 14, o Programa Din Din – Educação Financeira Pra Valer, iniciativa que visa promover hábitos financeiros saudáveis desde a infância.
O projeto é desenvolvido por meio da Fundação Municipal de Educação e da área de Gestão e Negócios da UniSul e apoio de estudantes extensionistas do Núcleo de Apoio Contábil, Fiscal e Gerencial e representantes do Movimento Tributaristas do Sul.
O programa tem como objetivo sensibilizar crianças, adolescentes e jovens para a importância de noções básicas de finanças pessoais, consumo consciente, planejamento de vida e cidadania fiscal.
A metodologia inclui atividades lúdicas e participativas, como oficinas temáticas, gincanas, concursos e animações educativas, envolvendo também as famílias e a comunidade escolar.
O projeto-piloto foi iniciado no dia 6 de agosto em duas escolas do município: duas turmas da Escola João Hilário de Mello e uma turma da Escola Manoel Francisco Rufino, totalizando 65 estudantes do 5º ano.
As aulas são ministradas por professores da UniSul, que abordam conteúdos como planejamento financeiro, empreendedorismo e economia, preparando os alunos para um futuro financeiramente mais seguro.
Durante a solenidade de lançamento, o prefeito Estêner Soratto destacou a importância de administrar bem os recursos financeiros. “Hoje, vocês ainda não têm uma fonte de renda, mas podem ajudar a gerenciar o dinheiro da família com gestos simples, como apagar luzes, economizar água e pesquisar preços. Vocês estão tendo uma grande oportunidade e espero que este conhecimento traga desenvolvimento pessoal e ao colocá-los em prática vocês também possam contribuir com o progresso de nossa cidade”, afirmou.
A diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Marlise Nunes, ressaltou que o projeto-piloto deve ser ampliado para toda a rede municipal em breve. “É um investimento em um futuro mais consciente, responsável e promissor para nossas crianças e jovens. Queremos levar esse conhecimento para outras unidades escolares, formando cidadãos mais preparados”, disse.
Todos os estudantes participantes receberam um cofrinho como incentivo à prática da poupança e ao desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis.