Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

Escolas de Sangão aguardam processo licitatório para solucionar problemas de climatização nas salas

Na EEB Bernardo Schmitz será construída uma subestação com transformador próprio para acionamento dos aparelhos de ar-condicionado

Sangão , 13/02/2025 14h26 | Atualizada em 14/02/2025 07h15 | Por: Redação Folha Regional

A volta às aulas está sendo marcada pela forte onda de calor em todo o Estado. Nesta semana, estudantes da rede estadual de ensino na região da Amurel enfrentam dificuldades ao encarar a sala de aula sem ar-condicionado ligado durante o turno em algumas unidades escolares.

]Em Sangão, escolas buscam alternativas para manter a climatização das salas. Na EEB Bernardo Schmitz, no Centro da cidade, a capacidade de energia fornecida não é suficiente para manter todos os aparelhos de climatização ligados simultaneamente. Para minimizar o calor, a direção adotou um sistema de rodízio entre os aparelhos ligados. São 800 alunos que retornaram à escola nos três turnos, totalizando 31 turmas e que precisam se adaptar a essa nova rotina em meio ao calor atípico.

A diretora Suzana Simon França explica que a solução definitiva para resolver o problema da energia será a construção de uma subestação com um transformador próprio para a escola. “Recebemos essa informação no início de setembro de 2024, e com apoio e orientação da nossa Coordenadoria, protocolamos o projeto no dia 30 de setembro. Esse projeto já está na fase de licitação para a contratação dos serviços.. Já havíamos comunicado essa situação às famílias em outubro do ano passado, através de bilhete e agora informamos o andamento do processo, que está próximo da conclusão. Pedimos paciência e compreensão nesse momento”, detalha.

Um comunicado foi enviado aos pais orientando que os alunos sejam encaminhados à escola com roupas leves e com garrafas de água para hidratação.

O coordenador da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Tubarão, Milton Antunes Torres, confirmou que a licitação para a construção de uma subestação está em andamento. “As escolas estão climatizadas, porém, aquelas que apresentam problemas na rede elétrica estamos acompanhando para buscar alternativas”, comenta. A EEB Bernardo Schmitz também aguarda a chamada de novos ACTs para fechar o quadro de professores.

Escola do Morro Grande deve receber ventiladores

A EEB Maria Duarte Vasconcelos, no Distrito do Morro Grande, em Sangão, também enfrenta o mesmo problema para manter a climatização nas salas de aulas. Conforme a diretora Juliana Freccia Fernandes de Souza, as salas possuem ar-condicionado, porém, a rede elétrica não suporta todos os aparelhos ligados simultaneamente.

A escola conta com um projeto de reforma e ampliação e deve ser contemplada com a manutenção da rede elétrica. O projeto também está em fase de licitação.

Para amenizar o problema, ventiladores devem ser encaminhados. “Em conversa com o coordenador da CRE, nos passou que está em contato constante com os responsáveis da SED para agilizar a execução do nosso projeto e iremos receber alguns ventiladores para ajudar amenizar esse calor que é intenso”, informa a diretora.

Sessão da Alesc tem críticas a SED por falta de ar-condicionado nas escolas de SC

A falta de ar-condicionado nas escolas foi alvo de críticas durante a sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira, dia 12. “Uma situação preocupante tem afetado os alunos da educação estadual, eles estão indo para sala de aula com este calor infernal e não tem a mínima condição de ter um ar-condicionado. O problema tem se agravado com o calor dos últimos dias, a gente tem de pensar no que fazer, infelizmente falta de infraestrutura nas escolas têm gerado prejuízo, pais têm de levar ventiladores”, lamentou o deputado Rodrigo Minotto (PDT).

O deputado lembrou que a Educação dispõe de 25% do orçamento do Executivo e ironizou a ineficiência da SED questionando se os deputados teriam que direcionar emendas impositivas para comprar e instalar máquinas de ar-condicionado.

Emerson Stein (MDB) concordou com Minotto e afirmou que o problema vivido no Sul do estado se repete na Foz do Itajaí. “Temos este problema na Amfri e desde o início do mandato estamos falando disso, foi feito o levantamento para a instalação, mas levou dois anos. Será planejamento? O que será que acontece na SED? A gente espera que isso mude, o governador Jorginho tem lutado muito para que isso não aconteça nas escolas”, completou Stein.

Lunelli (MDB) falou no microfone de apartes e subiu o tom de voz nas críticas à SED, sugerindo convidar o secretário para dar explicações. “É uma vergonha, uma vez que o maior orçamento é direcionado à Educação e o problema acontece em muitas escolas. Não sei o que está acontecendo, sugiro convidar o secretário para dar as devidas explicações, é impossível não conseguimos sequer dar condições para que os nossos alunos possam estudar de forma confortável”, disparou Lunelli.

Tiago Zilli (MDB) afirmou que os parlamentares não podem aceitar “as coisas não acontecerem com as escolas e as crianças”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!