Aos 103 anos, Lindomar compartilha sobre suas vivências e projetos de lançamento de novos livros
O escritor Lindomar Cardoso Tournier foi o entrevistado do quinto episódio do podcast Foco Regional, apresentado pelo jornalista Eduardo Zabot.O programa é a mais nova produção da Folha Regional e é gravado na nova sede do jornal, recém-inaugurada em Tubarão.
Aos 103 anos, Lindomar abriu as portas de sua casa para receber a equipe do podcast e compartilhou suas memórias de vida. Há poucos meses ele lançou seu 21º livro: “Iracema”.
O escritor é fundador, membro emérito e ocupante da cadeira 14 da Academia Tubaronense de Letras (Acatul). Em dezembro, o tubaronense foi oficialmente reconhecido como o escritor mais longevo em atividade no mundo, e está em processo para receber o reconhecimento oficial pelo Guiness Book, uma honraria que pode colocar Tubarão e Santa Catarina em evidência no cenário literário internacional.
Nascido em 27 de maio de 1922, em Lauro Müller, Lindomar vem de uma família humilde. Ele frequentou a escola apenas de 1929 a 1933. Isto porque, aos 11 anos, precisou abandonar os estudos no quarto ano do primário para trabalhar. Aos 50 anos, o artista se mudou para Tubarão.
Autodidata, ele adquiriu conhecimentos com as experiências da vida. Seu Lindomar trabalhou como farmacêutico prático até os 76 anos, quando começou a se dedicar integralmente à literatura e à pintura.
O primeiro livro dele, “Albertina”, foi lançado em 1997. Atualmente, ele é o escritor mais velho em atividade. Na entrevista, ele fala sobre sua trajetória e seus projetos para o lançamento de novos livros.
Confira: