Coordenador do Ceptas alerta para atenção dos motoristas ao passar por áreas de preservação
Divulgação/Folha Regional Um Puma, também conhecido como suçuarena, leão-baio ou onça, morreu após ser atropelado na rodovia SC-390, que liga Tubarão a Pedras Grandes, na noite deste domingo, dia 16.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada para atender a ocorrência e constatou que o animal atropelado se tratava de um puma — uma das espécies mais importantes e emblemáticas do ecossistema.
Diante da situação, a Polícia Ambiental entrou em contato com o Centro de Pesquisas e Triagem de Animais Silvestres (CEPTAS) da Unisul e realizou o encaminhamento do animal, que não resistiu.
O coordenador do Ceptas, o biólogo Rodrigo Ávila Mendonça, alerta para a importância da preservação da espécie e para o cuidado dos motoristas ao passarem por áreas de preservação.
“A perda de um animal como esse representa muito mais do que um simples registro. O puma é um predador de topo, fundamental para manter o equilíbrio das populações de outras espécies e a saúde dos ambientes naturais. Cada indivíduo perdido significa um impacto direto na biodiversidade e na funcionalidade do ecossistema. Que esse caso sirva de alerta sobre a importância de dirigirmos com atenção, especialmente em áreas de preservação e em horários de maior atividade da fauna. E que possamos refletir sobre o valor de cada vida silvestre. Hoje, infelizmente, a natureza perdeu — e perdeu muito”, reflete.