A iniciativa visa aprimorar a gestão dos recursos hídricos e dos dados municipais, promovendo uma abordagem integrada e sustentável
Representantes da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel) fizeram uma visita à Defesa Civil de Jaguaruna para conhecer a estação de monitoramento local e integrar essa estrutura ao projeto Amurel Conectada.
A iniciativa visa aprimorar a gestão dos recursos hídricos e dos dados municipais, promovendo uma abordagem integrada e sustentável. Em visitas técnicas e colaboração com representantes municipais e de empresas, busca unir dados municipais, criando uma plataforma de dados abertos e acessíveis para toda a comunidade e colaboradores, fortalecendo a tomada de decisões entre as cidades da região.
“A integração da estação de monitoramento de Jaguaruna ao Amurel Conectada é um passo importante para ampliar a capacidade de resposta a eventos climáticos e desastres naturais, garantindo que os municípios tenham acesso a informações precisas e em tempo real da cidade. A plataforma permite a análise detalhada dos dados coletados, o que facilita a implementação de políticas públicas e a coordenação eficiente entre as cidades envolvidas”, explica o diretor Executivo da Amurel, Celson Heidemann.
Ele participou da visita a Jaguaruna junto com o coordenador Administrativo da Amurel Everson Guimarães, com o vice-presidente do Comitê de Bacias e também colaborador da Amurel Patricio Fileti e o coordenador de Defesa Civil de Jaguaruna Maicon Laureano.
Amurel Conectada
O software Amurel Conectada tem como objetivo integrar e harmonizar dados dos recursos hídricos dos 22 municípios da bacia hidrográfica do Rio Tubarão em um aplicativo.
Para fornecer informações constantes, especialmente em momentos de crise, o projeto contará com uma base de dados hidrometeorológicos, permitindo que a sociedade consulte informações das condições na bacia através de câmeras e dados abertos disponíveis.
:: Saiba mais
Amurel lança aplicativo para monitoramento dos rios e volume das chuvas na região