Com a renúncia, Everson Martins será o presidente do Legislativo no próximo ano
Divulgação/Folha Regional O vereador Felippe Tessmann (PL) renunciou nesta segunda-feira, dia 15, ao cargo de presidente da Câmara Municipal de Tubarão. A renúncia terá efeitos a partir de 1º de janeiro do próximo ano e atende ao acordo prévio entre partidos, firmado ainda no início da atual legislatura, para o comando do Legislativo.
Com a renúncia de Tessmann à presidência, quem assume a vaga será o vereador Everson Martins (PSD), atual 1º vice-presidente da Mesa Diretora da Casa.
Ainda conforme o mesmo acordo, a Câmara de Vereadores será presidida no 3º ano por Rafael Gaspar Silvano, o Tchê (PSD) e no 4º ano por João Zaboti (PL).
Em seu discurso de despedida do cargo de presidente, Tessmann destacou a responsabilidade com os recursos públicos, transparência, diálogo, respeito institucional e o trabalho coletivo. “Tomamos decisões difíceis, mas necessárias. Revisamos contratos, reavaliamos gratificações e comissões e reorganizamos processos internos”, afirmou.
Devolução de recursos
Sem citar valores, Tessmann mencionou os recursos que serão devolvidos pela Casa ao Poder Executivo. Nesta quinta-feira, dia 18, às 10h, no Plenário da Câmara, um ato oficial vai marcar a devolução dos recursos para a prefeitura. Estarão presentes também o prefeito Estêner Soratto, o vice-prefeito Denis Matiola, vereadores e de autoridades convidadas.
De saída da presidência, o vereador comentou sobre a conquista do Selo Diamante de Transparência, o mais importante reconhecimento nacional em transparência pública, pela primeira vez na história da Câmara de Vereadores de Tubarão.
Entre outras ações, Tessmann citou ainda a adesão ao programa Educando Cidadãos, institucionalizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Escola do Legislativo e os avanços no projeto da nova sede da Câmara com o chamamento público para prospecção de imóvel no mercado imobiliário.