Quarta-feira, 16 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Filhote semialbino de baleia-franca é visto ao lado da mãe na região de Laguna

O evento é considerado raro pelo Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca)

Laguna , 13/07/2025 21h16 | Atualizada em 13/07/2025 21h27 | Por: Redação Folha Regional
@faroldesantamarta/Reprodução

Um filhote semialbino de baleia-franca foi visto ao lado da mãe na Praia do Cardoso, em Laguna. As imagens, feitas na manhã deste domingo, dia 13, viralizaram nas redes sociais.

As informações são do g1 SC. As imagens do momento único foram feitas por drone pelo fotógrafo Josimar dos Santos. O evento é considerado raro pelo Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca).

Em média, somente um filhote da espécie com essas características é visto a cada duas temporadas na costa brasileira. O semialbinismo costuma ocorrer em machos que nascem de mães com manchas cinzas. Ao crescer, as baleias semialbinas ficam acinzentadas.

O fotógrafo Josimar relatou ao g1 SC que dois amigos estavam na praia quando viram o filhote de baleia semialbino na água e o chamaram para registrar a cena. “Quando conseguimos localizar a mãe e o filhote, tivemos um visual espetacular”, disse.

Ele afirmou que foi a primeira vez que viu uma cena como essa, e que poder registrar algo assim é emocionante.

“Registrar esses momentos é sempre incrível. Muitas baleias têm passado pelo Farol de Santa Marta nesta temporada, mas com certeza essa será uma das mais marcantes. Foi um sonho realizado, porque todos os dias busco registros únicos como esse”, concluiu.

As baleias-francas em SC

As baleias-francas realizam grandes migrações no Hemisfério Sul, entre suas áreas de alimentação e reprodução. Na maior parte do tempo, estão submersas. É possível avistar os animais na costa catarinense entre julho e novembro, quando elas chegam à região para dar à luz e amamentar os filhotes.

Segundo o ProFranca, cerca de 10% da população de baleias-francas-austrais que frequenta as áreas de concentração reprodutiva apresentam manchas brancas no ventre e no mento. Contudo, os sinais podem ocorrer em todo o corpo, o que resulta em indivíduos parcialmente albinos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!