A temperatura sobe rapidamente durante o dia; domingo será o dia mais quente
Após um período de temporais, a instabilidade diminui e o calor volta a predominar em Santa Catarina, especialmente no interior do Estado, a partir deste fim de semana. As temperaturas variam entre 30°C e 35°C na maior parte do território catarinense, podendo atingir até 38°C no Extremo Oeste. No litoral, os ventos de norte a nordeste favorecem a variação de nebulosidade ao longo do dia, com máximas entre 27°C e 30°C.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Brasil deve enfrentar uma nova onda de calor a partir deste fim de semana. Para o Inmet, a nova onda de calor seria a terceira no país neste ano. A primeira foi entre os dias 17 e 23 de janeiro e a segunda ocorreu entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas localizadas também no Rio Grande do Sul.
O Inmet explica que, conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), “uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5º C ou mais a média mensal durante, no mínimo, cinco dias consecutivos”. E acrescenta que “essa condição deve abranger uma área extensa”.
Nesta sexta-feira, dia 21, o Inmet emitiu um aviso de “perigo potencial” de onda de calor para as regiões Sul, Oeste e Serra catarinenses, que começa a partir de segunda-feira, dia 24, e vai até e vai até às 17h de quarta-feira, dia 26.
Confira a previsão
Neste sábado, dia 22, a atuação de uma circulação marítima mantém o tempo instável no litoral catarinense e áreas próximas, com variação de nebulosidade e condições para chuva fraca a qualquer hora do dia.
Apesar do tempo fechado, as temperaturas sobem e ultrapassam os 30°C em todas as regiões catarinenses, conforme a Defesa Civil. No Oeste, as máximas se aproximam dos 35°C. O calor somado à umidade traz condições para a formação de temporais isolados a partir do período da tarde do Grande Oeste aos planaltos de Santa Catarina.
No domingo, dia 23, as temperaturas sobem ainda mais, junto da sensação de calor e abafamento. No Grande Oeste, muito sol e condições para pancadas de chuva rápidas e isoladas no período da tarde. Já na metade leste de Santa Catarina, a atuação da circulação marítima segue mantendo o tempo instável, com sol entre nuvens e chuva fraca a qualquer hora do dia, intercalado com momentos de melhoria. Ainda assim, os termômetros continuam subindo.
De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, a segunda-feira, dia 24, inicia com um padrão típico do verão: calor intenso durante o dia e pancadas de chuva e temporais isolados entre a tarde e à noite. Entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, a circulação marítima pode trazer chuvas ocasionais no período da noite e madrugada, que tendem a ser passageiras, mas podem causar acúmulos momentâneos de água em áreas urbanas.
Em Florianópolis, a previsão indica máximas entre 30°C e 31°C, com mínimas variando de 22°C a 23°C. Há condição para pancadas isoladas de chuva no final da tarde e início da noite.