Evento reuniu veículos da Grande Florianópolis, Sul e Litoral Norte catarinense para capacitação e troca de experiências
Folha Regional participou neste sábado, dia 11, do Encontro Regional de Jornais, promovido pela Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC). O evento ocorreu em Florianópolis e, nesta edição, reuniu veículos da Grande Florianópolis, Sul e Litoral Norte catarinense.
Este foi o segundo encontro regional de 2022, sendo que o primeiro foi realizado na cidade de Timbó, no Vale do Itajaí. A programação anual contempla ainda encontros, em Campos Novos, no dia 9 de julho, e em Chapecó, no dia 5 de agosto.
O encontro regional foi um momento de capacitação e integração para os jornais associados à Adjori. “Temos a notícia local onde o leitor mora, somos, de fato, a grande imprensa catarinense", afirmou o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, na abertura do evento.
A programação teve a participação de representantes dos poderes Executivo e Legislativo. A diretora de comunicação da Alesc, Lúcia Helena Vieira, falou sobre o trabalho da Assembleia e o convênio firmado em parceria com a Adjori/SC. "Por meio dele, reforçamos o conceito de democracia e da importância da representação", afirmou a diretora.
O secretário de Estado da Comunicação, João Cavallazzi, ressaltou a importância dos jornais regionais, que são "quem mantém e valoriza a cultura e história das cidades, por isso é fundamental o apoio a esses jornais impressos".
Por vídeo, a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, enalteceu o papel do jornalismo regional para divulgar as informações da empresa para todo o território catarinense.
Capacitação
A série de palestras do encontro regional começou com a jornalista Rita Lombardi, que trouxe técnicas de como preparar materiais para prêmios jornalísticos. Na sequência, a consultora em comunicação Helena Iracy Cerquiz Santos Neto tratou de persuasão e influência para se comunicar melhor.
O assessor de comunicação e marketing do Serviço do Sebrae/SC, Spyrus Diamantaras, também participou do encontro e discorreu sobre a importância de uma visão de mercado nos jornais, visando a atrair parceiros para os jornais.