Novos postes caíram afetando o abastecimento de energia no local nesta segunda-feira
Após o rompimento de uma barragem na localidade de Olho D’água, em Jaguaruna, alagar a Rodovia Ângelo Zilli, que faz ligação da BR-101 com o Balneário Esplanada, moradores continuam com o acesso interditado nesta segunda-feira, dia 27.
::: Saiba mais :::
Barragem se rompe e alaga ruas e casas na região de Olho D’água, em Jaguaruna
Estrada atingida por rompimento de barragem ficará interditada por tempo indeterminado em Jaguaruna
Nesta manhã, uma equipe da Defesa Civil da prefeitura de Jaguaruna, equipe da secretaria de Obras, da Defesa Civil Regional, representantes da empresa JR Construções, responsável pelo rompimento do areal, e equipes da Cooperaliança, formaram uma força-tarefa para iniciar os trabalhos de recuperação do local.
Na tarde deste domingo, dia 26, a água invadiu casas, estabelecimentos e chegou a arrastar parte do estoque de materiais de uma madeireira, afetando o asfalto da principal via de acesso à comunidade. A força da água chegou a arrancar alguns postes, interrompendo o abastecimento de energia na região.
Nesta manhã, dia 27, a comunidade voltou a ficar sem energia, quando mais três postes caíram. “Durante a mobilização para retirada do material que bloqueou a estrada após o rompimento da barragem, ocorreu novamente a derrubada de três postes, deixando os moradores sem energia. Nossa equipe já está no local para realizar os reparos necessários”, informou o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus.
Cerca de cinco mil unidades foram afetadas. Por volta do meio-dia, a cooperativa informou que o sistema de abastecimento foi restabelecido.
Conforme a prefeitura, devido aos danos, o acesso principal da localidade de Olho D'água está interditado por tempo indeterminado. “Em prol da segurança de todos, a Defesa Civil orienta a comunidade a evitar a proximidade do local interditado e da área onde ocorreu o rompimento do dique. Para contornar as interdições, sugerimos rotas alternativas como a Estrada de Acesso ao Balneário Campo Bom, bem como a estrada via balneário Torneiro e Urussanga Velha”, orienta.
JR Construções afirma que auxiliará na recuperação da área afetada
A empresa JR Construção e Terraplanagem, de Içara, é a responsável pela extração de areia na localidade de Jaguaruna e acompanha a situação após o rompimento do dique de contenção de um açude.
O rompimento do areal fez com que casas e comércios fossem invadidos com água e areia. De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ), a empresa possui licença ambiental para o funcionamento dos serviços em torno da barragem concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Segundo o representante da empresa Julio Remor, a causa do rompimento ainda está sendo avaliada e a equipe está focada em recuperar os danos causados nas proximidades da barragem. “Ainda está sendo avaliada a real causa do rompimento, mas podemos adiantar que teria relação com o grande volume de chuvas dos últimos dias, que acabou drenando os açudes chegando a romper um dos diques de contenção. Estamos fazendo todo o levantamento para tomar as providências necessárias”, explica.
Ele comenta que o foco atual está na limpeza da estrada afetada com a retirada das madeiras, areia e outros resíduos espalhados. Em seguida, junto com a prefeitura de Jaguaruna, será feita a troca da drenagem da rodovia para execução de obras emergenciais com aterro para liberação do tráfego. Após a retomada da mobilidade, será iniciada uma terceira etapa para recuperação da pavimentação asfáltica.
O representante da empresa também destaca que estão sendo feitos levantamentos dos impactos nas casas e estabelecimentos para indenização. “Estamos monitorando a situação. Vimos que a água entrou em um depósito de uma residência danificando alguns eletrodomésticos, e ainda arrastou um estoque de uma madeireira. A empresa fará esse levantamento e se coloca à disposição da comunidade para auxiliar na volta da normalidade”, enfatiza.