Empreendedores de diferentes segmentos participaram do encontro com orientações para recepção de eventos e operacionalização de roteiros turísticos no município
Prestes a sediar uma etapa internacional do circuito de ondas grandes do Gigantes de Nazaré em abril, Jaguaruna se mobiliza para alavancar o setor turístico do município.
Com o objetivo de capacitar e orientar os empreendimentos de serviços turísticos locais para recepção de eventos e também para operacionalização de roteiros, foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 25, o 1º Fórum Municipal de Turismo. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e reuniu dezenas de empresários do ramo da hospedagem, gastronomia, entretenimento, além de representantes de entidades e lideranças políticas.
O evento organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Turismo (Setur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), Associação Empresarial de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio (Acirj) e Sebrae discutiu diversas ações necessárias para alavancar o turismo local.
A abertura do evento foi marcada pela presença e pronunciamentos de autoridades locais, estabelecendo o tom para uma noite de colaboração e engajamento.
Em seguida, os participantes acompanharam a palestra instrutiva ministrada pela consultora do Sebrae, Márcia Godinho, que compartilhou perspectivas sobre turismo e fez uma exposição de diversos fatores necessários para atrair turistas à cidade. “Turismo é negócio que proporciona felicidade e precisa de integração. Para isso, são necessários alguns processos. A cidade precisa ter transporte em funcionamento, oferecer opções de atrativos, ter infraestrutura, opções de hospedagem, restaurantes, segurança, saúde, comércio, e tantos outros serviços que o turista necessita para ter uma boa experiência”, explicou a consultora, incentivando a integração entre os setores público e privado.
O secretário municipal de Turismo, Dante Gentil, incentivou os empresários a se unirem junto ao poder público para desenvolver a cidade. “É preciso pensar turisticamente e darmos um passo de cada vez. Somos conhecidos como a ‘cidade dos potenciais’, mas temos que tornar esses potenciais em destinos reais”, diz. Durante o Fórum, o secretário também fez o lançamento oficial da marca Território e apresentou um vídeo produzido pela assessoria de comunicação da prefeitura que será disponibilizado aos empresários para promoção da cidade.
A programação também contou com apresentações de cases de sucesso, com a participação do empresário Marcelo Dalazen, de Orleans, proprietário da cervejaria Big Jack, que compartilhou sua trajetória de empreendedorismo.
O surfista Thiago Jacaré, também participou do evento e compartilhou detalhes sobre o evento internacional que será realizado na Laje da Jagua: o circuito de ondas grandes do Gigantes de Nazaré, que deve movimentar o turismo e a economia local com a participação de surfistas internacionais.
Capacitação e rotas turísticas
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Rubens Lavian, o propósito é dar continuidade à preparação dos empreendedores para receber o turista durante todo o ano, não só na alta temporada.
Pensando nisso, o Comtur, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), juntamente com a prefeitura e Associação Empresarial de Jaguaruna (Acirj), abriu ainda em fevereiro um pré-cadastro para empreendedores que desejam oferecer serviços de hotelaria, gastronomia ou transporte.
Mais de 80 empreendedores se inscreveram e a próxima etapa será capacitar os interessados para formar roteiros turísticos. Em parceria com o Sebrae, serão oferecidos cursos de qualificação em atendimento, tecnologia, marketing, e outros setores necessários para preparar os estabelecimentos para proporcionar experiências de qualidade ao turista. “Nosso interesse é que as pessoas venham para Jaguaruna e sejam bem atendidas, esse movimento começou pelo evento mundial de surfe, porém, o que está sendo feito é permanente, não só para o campeonato. Queremos dar sequência ao turismo em Jaguaruna”, detalha o presidente do Comtur.
Com as capacitações, os mobilizadores do turismo também pretendem criar rotas de diferentes segmentos para destacar os principais pontos como a “rota da fé” com roteiros por igrejas e atrações religiosas, “rota histórica” e “rota agrícola”, que seriam opções para a baixa temporada, além da “rota das águas”, trazendo evidência às praias, dunas e lagoas.
A intenção é elaborar materiais de divulgação das rotas para oferecer opções de produtos aos turistas, além da criação de selos, com o intuito de motivar os empreendedores a investirem em melhorias em seus negócios para receberem a certificação. “Queremos motivar o empreendedor a se capacitar para que esteja apto a receber esse selo e assim integrar as rotas turísticas”, reforça.