À tarde, em função da chuva e da influência do ar frio, as temperaturas apresentam pouca variação com marcas entre 5°C e 10°C
A Defesa Civil emitiu nota meteorológica informando que a madrugada deste domingo, dia 7, seguiu sendo marcada por chuva persistente de variada intensidade em parte do Estado.
Nas últimas horas, elas ficaram concentradas em áreas do Grande Oeste e Planalto Sul, próximas à divisa com o RS, além de áreas da Grande Florianópolis e em partes do Litoral Sul e do Vale do Itajaí.
As temperaturas oscilam entre 6°C e 13°C pelo Estado e os ventos seguem apresentando fraca intensidade.
Nas próximas horas, a frente fria com características estacionárias, responsável pelas instabilidades atmosféricas, somada a uma área de baixa pressão no oceano, seguem mantendo condição de chuva persistente, por vezes intensa em várias regiões, especialmente nas áreas centrais do Estado, incluindo Grande Oeste, Planalto Sul, Grande Florianópolis e partes do Litoral Sul e do Vale do Itajaí com risco moderado a alto para ocorrências associados a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
À tarde, em função da chuva e da influência do ar frio, as temperaturas apresentam pouca variação com marcas entre 5°C e 10°C na Serra e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais regiões, com valores pontualmente maiores no Litoral Norte. O mar apresenta ondas de orientação sudeste/sul com alturas entre 1,5 e 2,2 m em todo o litoral.
Na segunda-feira, dia 8, a frente fria se afasta do Estado, mas a circulação de umidade do oceano mantém o tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca, especialmente entre o Planalto Norte, Vale do Itajaí e ao longo do litoral.
O ar frio avança de forma gradativa por todo estado e as temperaturas mínimas devem ser invertidas, ou seja, devem ser registradas à noite, quando devem variar entre 2°C e 5°C nos pontos mais altos da Serra e da Grd. Florianópolis Serrana e de 5°C a 10°C na maior parte do estado, com exceção do Litoral Norte, parte do Médio e Baixo Vale do Itajaí e a Ilha de Florianópolis, onde as temperaturas devem oscilar entre 10°C e 14°C.
A sensação ainda será de frio intenso, intensificado pelo predomínio dos ventos de quadrante sul, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O mar permanece com maior agitação, com ondas de sul entre 2 e 2,5 m com picos de até 3 em alto-mar, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.
Na terça-feira, dia 9, a influência de uma área de baixa pressão atmosférica mantém o tempo instável em todo Estado. O dia já começa com grande quantidade de nuvens, mas entre a tarde e a noite a formação de áreas de instabilidade favorecem a ocorrência de chuva em praticamente todas as regiões com risco baixo a pontualmente moderado para ocorrências associadas a alagamentos.
Os ventos permanecem de sul nas áreas costeiras onde devem apresentar rajadas moderadas entre 50 e 70 km/h ao longo do dia com risco baixo para ocorrências associadas. No amanhecer, as temperaturas variam entre 1°C e 4°C nas áreas mais altas da Serra, Grd. Florianópolis Serrana e Extremo Oeste e de 4°C a 12°C nas demais regiões.
À tarde, as temperaturas não passam dos 4°C a 6°C nas áreas serranas e variam de 7°C a 14°C nas demais áreas, mantendo o risco para agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares. O mar segue agitado entre Florianópolis e o Litoral Norte com ondas de sudeste entre 2,0 e 2,5 m com picos maiores em alto-mar, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.