Sexta-feira, 14 de março de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C
COTIDIANO

Gabinete de Crise mobiliza força-tarefa para minimizar impactos das chuvas em Imbituba

Segundo a Defesa Civil, em 2 horas e meia, a cidade registrou cerca de 90 mm de chuva

Imbituba, 13/03/2025 18h20 | Por: Redação Folha Regional

A prefeitura de Imbituba está atuando de forma intensiva para reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na tarde e noite desta quarta-feira, dia 12.

De acordo com a Defesa Civil, em apenas duas horas e meia, a cidade registrou um volume de aproximadamente 90 milímetros de chuva, com maior concentração nos bairros de Aguada, Village, Centro e Vila Nova Alvorada.

Diante da situação, foi instaurado ainda nas primeiras horas da manhã um Gabinete de Crise Municipal, responsável por coordenar e acompanhar todas as ações emergenciais. Mesmo em viagem oficial a Portugal, o prefeito Michell Nunes acompanha a situação de perto e mantém contato direto com o gabinete, determinando medidas estratégicas para minimizar os danos.

Força-tarefa nas ruas

Durante toda a madrugada, as equipes da Prefeitura trabalharam intensamente para atender às demandas da população. As Secretarias Municipais de Segurança Pública, Trânsito e Fiscalização, Infraestrutura e Obras, Defesa Civil, e Samae se mobilizaram com o objetivo de minimizar os danos e garantir segurança à comunidade. Entre as ocorrências registradas, estão alagamentos, quedas de árvores e danos estruturais em alguns pontos do município.

“Mesmo diante da intensidade das chuvas, felizmente não registramos deslizamentos, feridos ou desabrigados. Seguimos em alerta, com equipes nas ruas monitorando a situação. Pedimos à população que evite áreas de risco e, em caso de necessidade, acione a Defesa Civil pelo número 199”, orientou o coordenador da Defesa Civil de Imbituba, Laurenci Teixeira.

As máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras foram direcionadas para as áreas mais afetadas, atuando em conjunto com a Defesa Civil e o Samae em serviços de limpeza, drenagem e desobstrução das vias.

“Estamos com mais de 10 máquinas operando nas ruas e toda a equipe mobilizada para garantir, ao menos, soluções paliativas até o final do dia. O trabalho continuará ao longo do final de semana, até que a situação esteja totalmente controlada”, destacou o Secretário de Infraestrutura e Obras, Deivid Rafael Aquino.

Ações preventivas e investimentos em infraestrutura

Além das medidas emergenciais, a Prefeitura já vem realizando, nos primeiros meses de gestão, ações de longo prazo para enfrentar situações como essa. Entre elas, está o trabalho de ampliação dos sistemas de drenagem e melhorias na infraestrutura das vias, com o objetivo de resolver problemas crônicos de alagamentos em pontos críticos da cidade.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!