O animal foi encontrado com as vísceras expostas às margens da praia
Um golfinho de aproximadamente três metros foi encontrado morto na Praia Janaína, de Balneário Gaivota, no Sul do Estado, nesse domingo, dia 30.
Pessoas que passavam pelo local observaram que o animal estava com cortes aparentemente causados por ação humana, ao lado da nadadeira dorsal. Ele já foi retirado do local por órgãos ambientais competentes.
Em vídeo realizado no local, é possível ver parte do corpo com uma abertura feita por faca, de forma retilínea. As vísceras do animal ficaram expostas para fora na água ao lado do corpo.
Segundo relatos, um turista foi flagrado cortando o animal, colocando partes da pele, órgãos e músculos dentro de uma caixa e indo embora. Acredita-se que os cortes tenham sido feitos com o golfinho já morto. O cadáver foi retirado da beira-mar no final da tarde de domingo.
Conforme o Art. 1° da Lei n° 7.643 de 1987, é proibida a pesca ou qualquer forma de molestamento intencional de qualquer espécie de cetáceos nas águas brasileiras. A lei ainda diz que quem cometer tais infrações estará sujeito à pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.