Fernando Ghislandi Mondardo agiu com rapidez e salvou a vida de uma bebê de 9 meses que estava com as vias aéreas obstruídas
A pequena Amélia Correia Pior, de apenas 9 meses, foi salva de um engasgamento em um ato rápido e heroico do enfermeiro Fernando Ghislandi Mondardo. Ela estava com as vias aéreas obstruídas, já sem respirar, quando foi levada pelos pais ao Pronto Atendimento 24h da cidade de Cocal do Sul, com sinais de sufocamento.
A mãe da menina, Maria Liandra Correia, chegou desesperada com a filha nos braços, e a equipe da recepção imediatamente liberou o acesso. Ao perceber a gravidade da situação, o enfermeiro Fernando agiu rapidamente e realizou a manobra de desengasgo duas vezes. Na segunda tentativa, a pequena Amélia voltou a respirar.
CLIQUE AQUI e assista ao vídeo.
O fato ocorreu no último dia 26 de fevereiro. Nesta terça-feira, dia 18, a Câmara Municipal de Cocal do Sul entregou uma moção de aplauso em reconhecimento a ação do enfermeiro.
A moção de aplauso foi aprovada por unanimidade e entregue ao profissional durante a sessão da Câmara. Os vereadores destacaram a importância da profissão de enfermagem e reconheceram o empenho de Fernando, que demonstrou preparo e dedicação em um momento decisivo.
Os pais da menina, Maria Liandra e Vinícius, compareceram à sessão ao lado da filha para agradecer pessoalmente ao enfermeiro. "Foi um momento de desespero, mas graças à ação do Fernando, nossa filha está bem. Somos muito gratos", disse a mãe emocionada.
O enfermeiro
Natural de Nova Veneza, Fernando Ghislandi Mondardo tem 46 anos e é pai de Júlia, de 14 anos. Em outubro de 2023, foi contratado pelo IMAS para atuar como motorista socorrista no Pronto Atendimento 24h de Cocal do Sul, exercendo a função com dedicação por mais de um ano. Seu sonho sempre foi atuar como enfermeiro, e no dia 7 de dezembro de 2024, formou-se bacharel em enfermagem. Pouco tempo depois, em janeiro de 2025, recebeu a oportunidade de trabalhar como enfermeiro na unidade de saúde onde permanece até hoje.
O reconhecimento da Câmara é um gesto de valorização à profissão e ao compromisso de profissionais como Fernando, que dedicam suas vidas a salvar outras. "Essa moção é um ato de reconhecimento a esse profissional que mostrou o preparo e o amor pela profissão. Com toda certeza, ele ficará marcado na história dessa família. Esta pequena homenagem é o mínimo que poderíamos fazer por este ato inestimável", afirmou o presidente da Câmara, Gilson Clemes.