Evento deve atrair o público ao município, que conquistou o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia
Com o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia, Jaguaruna inicia os preparativos para a primeira edição da festa que pretende valorizar a produção local.
Anunciada ainda no ano passado pelo prefeito Laerte Silva, a 1ª Festa da Melancia já tem data definida: 13, 14 e 15 de janeiro de 2023.
O evento será realizado no Arroio Corrente pela Secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e Eventos, em parceria com a Secretaria de Agricultura.
De acordo com o secretário de Turismo, Dante Gentil, o objetivo é valorizar o produtor local e fomentar o turismo na região na alta temporada. “Essa é uma festa aguardada há muitos anos pelos produtores. A expectativa é alcançar os moradores e turistas de toda a região. Já estamos com boas expectativas e recebendo retorno positivo pela realização do evento”, comenta.
A programação contará com show nacional, exposições de artesanato, desfile e arrancadão de tratores, apresentações artísticas, espaço para a agricultura familiar com melancia e outros tipos de frutas e produtos cultivados no município, além da gastronomia típica.
Nas redes sociais, a prefeitura lançou uma enquete para definir o nome do mascote da festa. As pessoas podem acessar e votar entre as opções Melancito, Melâncio e Meloso.
Maior produtor de melancia
Jaguaruna é o município com a maior área de plantio de melancia do Estado. Conforme a Epagri, são 600 hectares cultivados por cerca de 70 famílias, proporcionando uma produção média de 12 mil toneladas.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri de Jaguaruna, Emerson Evald, “a melancia de Jaguaruna é uma das melhores do gênero e abastece os municípios de várias regiões do Estado, principalmente entre dezembro e janeiro”.
Emerson explica que, mesmo sendo o maior produtor da fruta, o título de Capital Catarinense da Melancia pertence ao município de Caxambu do Sul, que fica a 30 quilômetros de Chapecó.
Muito embora produza uma das melhores frutas do gênero, Jaguaruna perdeu o título para a cidade da região oeste, cujos números chegam à metade de sua produção. Santa Catarina é o décimo Estado brasileiro em produção de melancia.