Reunião promovida pela Alesc ocorre no dia 20, no Campo Bom
Jaguaruna vai sediar em março uma audiência pública para discutir o Plano de Manejo da APA da Baleia Franca. A reunião ocorrerá no próximo dia 20, a partir das 19h, no salão de festas da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Campo Bom.
A audiência pública é promovida pela Comissão Mista da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, da Assembleia Legislativa. O grupo reúne deputados membros das Comissões de Meio Ambiente, Assuntos Municipais e de Pesca e Aquicultura.
O proponente da comissão na Alesc foi o deputado Volnei Weber (MDB), que também foi eleito presidente do colegiado. O vice-presidente é Rodrigo Minotto (PDT) e o relator José Milton Scheffer (PP). Ainda são membros os deputados Emerson Stein (MDB), Ivan Naatz (PL), Fabiano da Luz (PT) e Marquito (Psol).
A APA da Baleia Franca é uma Unidade de Conservação Federal, criada em 2000, com uma área de 156 mil hectares e 130 quilômetros de área costeira. A unidade de conservação abrange as cidades de Florianópolis, Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Palhoça, Paulo Lopes, Tubarão e Balneário Rincão. Segundo o Ministério do Turismo, do governo federal, 80% da área de proteção é marítima e 20% é de região costeira.
No entanto, segundo Weber, as gestões dos municípios se sentem lesadas por não poder fazer uso da região terrestre da APA, principalmente Laguna e Jaguaruna. De acordo com o deputado, já existiam loteamentos nesses territórios e depois da instituição da Área de Proteção os proprietários não podem explorar ou ocupar.