O telefonema entre os presidentes durou cerca de 30 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta segunda-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo o Palácio do Planalto, a ligação ocorreu dois dias depois da reunião entre Putin e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que teve como tema principal a guerra na Ucrânia.
De acordo com a nota oficial, Putin compartilhou informações sobre o encontro que manteve na sexta-feira (15) com Trump, no Alasca. O líder russo avaliou a conversa como “positiva”, apesar da falta de avanços concretos para um acordo de paz.
O telefonema entre os presidentes durou cerca de 30 minutos. Putin destacou o envolvimento do Brasil no Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China que busca intermediar negociações entre russos e ucranianos.
Durante a chamada, Lula reafirmou o compromisso do Brasil com soluções pacíficas para a guerra, que já dura três anos. O presidente brasileiro ressaltou o apoio a todos os esforços de diálogo e desejou êxito às próximas rodadas de negociação.
A Embaixada da Rússia no Brasil também confirmou o teor da conversa. O comunicado russo acrescentou que ambos os países reforçaram o interesse em estreitar a cooperação no âmbito do Brics.
Apesar da reunião entre Putin e Trump, não houve acordo que apontasse para o fim da guerra. Nesta segunda-feira (18), Trump deve receber na Casa Branca o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros sete líderes europeus, em mais uma tentativa de avançar nas tratativas pela paz.
Lula e Putin já haviam conversado anteriormente, em 9 de agosto, também sobre a guerra na Ucrânia. Até o momento, a mediação proposta pelo Brasil e pela China ainda não obteve resultados concretos.