Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
COTIDIANO

Mais de 2,3 mil boletins de ocorrências sobre violência contra mulheres foram registrados em Tubarão em 2024, diz delegada

Dado foi exposto durante audiência pública que discute criação de grupos em defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência

Tubarão, 28/03/2025 11h13 | Atualizada em 28/03/2025 20h57 | Por: Redação Folha Regional
Kelen Bardini/PMT/Divulgação/Folha Regional

Uma audiência pública realizada nesta semana no auditório da Amurel, em Tubarão discutiu a necessidade de criação de grupos em defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência. A discussão teve como tema “Grupos Reflexivos para Homens – Necessidade de Política Pública Continuada”.

Participaram o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), representantes da sociedade civil, autoridades do poder municipal e alguns vereadores.

Durante o debate, a delegada da 5ª Região da Polícia Civil, Carolini De Bona Portão, expôs os dados estatísticos de violência doméstica em níveis municipal, estadual e nacional.

Ela relatou que, em 2024, 2.308 mulheres registraram boletim de ocorrência e houve 1.693 requerimentos de medidas protetivas em Tubarão. “É uma realidade cruel e avassaladora. Não há mais tempo e nem espaço. As vítimas estão morrendo nas mãos do poder público”, enfatizou.

O juiz Maurício Fabiano Mortari, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Tubarão, ressaltou que no Brasil foram 540 mil requerimentos de medidas protetivas no ano de 2024, e que os números não se reduzem. “A punição, muitas vezes, é um incremento para a violência”, lamentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o professor e doutor em Serviço Social Ricardo Bortoli, que participou de forma online, devem haver grupos reflexivos dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado (CREAS), tanto para mulheres quanto para homens. “O machismo, proveniente da infância, corrói a vida dos homens e da sociedade. É uma questão cultural e institucional”, frisou.

Na abertura da audiência, houve a apresentação da Orquestra Santa Teresinha, que faz parte do projeto social da Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!