Domingo, 17 de maio de 2026
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
COTIDIANO

Mais de 27 mil pessoas continuam desabrigadas após chuvas em Santa Catarina

O Estado segue com 160 abrigos abertos em 71 municípios

18/10/2023 15h34 | Atualizada em 18/10/2023 15h40 | Por: Redação Folha Regional
Marco Favero/Secom/Divulgação/Folha Regional

A quantidade de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina aumentou para 27.479 pessoas, sendo que 71 municípios já disponibilizaram locais para acolhimento, totalizando 160 abrigos abertos. 

Esse número está disponível no novo relatório da Defesa Civil catarinense, divulgado às 10h desta quarta-feira, dia 18. A quantidade de municípios que registraram ocorrências permanece em 149, desde o dia 4 de outubro, e 133 municípios estão em situação de emergência, sendo que Rio do Sul e Taió decretaram calamidade pública. 

Além disso, até o momento, o governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios.
O relatório também destaca um Aviso Meteorológico para temporais e chuva intensa para amanhã, quinta-feira, dia 19. Há risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, e os acumulados de chuva previstos ficam entre 40 e 60 mm. 

Monitoramento meteorológico

No amanhecer desta quarta-feira, dia 18, a chuva retornou a região Oeste de Santa Catarina, aparecendo na forma de pancadas de chuva. Apesar de observar algumas descargas elétricas, a intensidade até o momento é moderada. Estas pancadas permanecem nas próximas horas, com risco baixo a moderado para ocorrência de temporais isolados na região do Grande Oeste. 

Nas demais regiões, o amanhecer foi nublado, mas sem chuvas significativas. No momento as temperaturas marcam entre 15°C e 20°C, com valores ainda mais baixos nas áreas mais altas do Planalto Sul, onde se aproximam de 10°C.

Nas regiões litorâneas, os ventos sopram de sul com intensidade moderada, o que intensifica a sensação de frio. Devido aos acumulados elevados de precipitação observados nos últimos dias, permanece risco alto a muito alto para deslizamentos em grande parte do Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9905-1638

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Portaliza - Plataforma de Jornalismo Digital
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!